Vacina hexavalente está liberada para dois novos grupos até o fim de setembro
Poderão ser imunizados bebês prematuros com até 35 semanas e filhos de mães vivendo com HIV
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) liberou temporariamente, de hoje (2) até 30 de setembro, a vacina hexavalente acelular para dois novos grupos: um é o dos bebês prematuros que têm menos que 35 semanas (34 semanas e 6 dias) e peso de 1,5 kg e outro é dos filhos de mães vivendo com HIV, sejam os já infectados ou os expostos.
A hexavalente protege contra seis tipos de doença: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae do tipo B, poliomielite e hepatite B.
A medida foi tomada para evitar o desperdício de um lote com vencimento em 30 setembro deste ano. Todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão autorizados a disponibilizar a vacina aos grupos excepcionais nas maternidades ou unidades de saúde. É preciso verificar antes quando os imunizantes estarão disponíveis em cada local.
Ela é normalmente indicada para bebês a partir dos 2 meses e pode ser aplicada até os 6 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização é feita em esquemas de três doses, com intervalo de 60 dias entre cada uma.
Hexavalente e pentavalente - Os bebês prematuros e filhos de mães convivendo com HIV, foram priorizados para iniciar a imunização com as doses próximas ao vencimento, por pertencerem a grupos de risco e terem maior probabilidade de apresentarem reações adversas à vacina pentavalente – que só não protege contra a hepatite B, na comparação com a hexavalente.
No SUS (Sistema Único de Saúde) a vacina hexavalente é disponibilizada apenas para os grupos especiais, principalmente com imunodeficiências ao nascer ou adquirida.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.