Agentes penitenciários 'fecham' trânsito no Parque durante protesto
Eles cobram um reajuste salarial e mais segurança para a categoria
Cerca de 250 agentes penitenciários “fecharam” o trânsito no Parque dos Poderes, em frente a governadoria, na tarde desta terça-feira (12), para pedir melhorias a categoria. Caso não tenham resposta de negociação por parte do governo, a classe ameaça paralisar as atividades no dia 24 deste mês.
Munidos de faixas e cartazes, os agentes cobram um reajuste maior do que 2,94%, proposto pelo governo. Além disso, a categoria também reivindica melhorias estruturais nas unidades penais do Estado e mais segurança para os agentes.
“Estamos sob ataque. Temos registros de sete agentes penitenciários que estão sofrendo ameaças. Colocamos nossa vida em risco todos os dias e consideramos o reajuste de 2.94% inaceitável”, afirma o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de MS, André Santiago.
Ainda conforme ele, a situação hoje é de 1.600 agentes penitenciários para uma massa carcerária de 16 mil presos. “Caso não haja negociação iremos abrir assembleia na próxima semana onde iremos legalizar a paralisação, que deve ocorrer no fim do mês”, ameaça.
Governo – Durante o protesto, os manifestantes foram recebidos por um representante da segurança do Governo do Estado, que tomou ciência do teor das manifestantes e como ocorreriam. Até o momento em que a reportagem esteve no local nenhum outro representante da governadoria procurou o movimento.