Além da nota do Enem, estudantes traçam estratégias para o Sisu
São 7.981 oportunidades em quatro instituições públicas no Estado
Monitorar notas, escolher instituições de forma realista. Essas são algumas das estratégias a serem adotadas por estudantes campo-grandenses, a partir de terça-feira (23), para garantir vaga em curso de graduação ofertado pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). No Estado, quatro instituições públicas disponibilizam 7.981 oportunidades no Ensino Superior.
Igor Carvalho e Rafael Laraia, de 18 e 20 anos, sonham com a carreira médica e acreditam que a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) possa assegurar vaga. Essa é a esperança compartilhada entre os colegas de cursinho. "Só não iria para um lugar muito remoto, preferindo assim financiamento [do curso]", comentou Igor, recomendando cadastro da primeira opção pela universidade preferida e depois a que seja mais certo passar.
A influência de médicos na família pesa na decisão de Rafael, preparado para monitorar com mais afinco o sistema no período noturno, quando sai classificação na faculdade escolhida. "Tem que ficar sempre acompanhando para alterar as opções se preciso", ressaltou.
Pressão e expectativa aumentam nesse período relatou Isabela Sant'Ana, 17 anos, na busca também por vaga no curso de Medicina. Mesmo assim, ela aconselhou que não vale virar a noite ou se desesperar. "Tenho que analisar bastante as notas de corte sim, mas com muita calma pra evitar algum erro por causa do cansaço ou do nervosismo", pontuou a estudante.
Inscrição - Candidatos com nota acima de zero na redação do Enem 2017 poderão se inscrever pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br em até duas vagas, indicando ordem de preferência, turno que pretende estudar, além da modalidade se ampla concorrência, cotas raciais ou sociais.
Mesmo realizando inscrição no dia 23 de janeiro, será possível alterar as opções até às 23h59 do dia 26. Isso porque o sistema atualiza a nota de corte parcial com base no desempenho de quem já se inscreveu naquele mesmo curso.
Foram ofertadas 239.601 vagas de graduação, em todo o país, por 130 instituições públicas, sendo 30 estaduais e 100 federais. A primeira chamada será conhecida no dia 29 de janeiro. Matrícula dos aprovados na primeira fase ocorre entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, sendo o mesmo período aplicado para manifestação de interesse na lista de espera. Na sequência, em 9 de fevereiro, instituições convocam os candidatos que aguardavam por uma vaga.