Campo Grande entra para o seleto grupo de capitais desenvolvidas
Capital de MS é a 5ª no ranking do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) a ser divulgado neste domingo
O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), a ser divulgado neste domingo, mostra Campo Grande como a mais nova integrante do seleto grupo de capitais com melhores indicadores sociais e econômicos (alto grau de desenvolvimento). Os números são de 2009 e consolidam informações e estatísticas de órgãos oficiais.
Além de São Paulo, Vitória e Curitiba — que já estavam entre os 100 melhores IFDMs em 2008 — outras capitais figuram pela primeira vez nesse grupo ao lado de Campo Grande, como Florianópolis, Belo Horizonte, Palmas, Rio de Janeiro e Goiânia.
Consolidado como referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o IFDM mede o desenvolvimento em três áreas: emprego e renda, educação e saúde.
No ranking das capitais, São Paulo é a primeira, seguida por Vitória (ES), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia. Cuiabá (MT) é a 13ª capital no ranking do IFDM. Campo Grande e Curitiba são as que apresentaram melhores desempenhos.
No ranking dos estados, as 11 primeiras colocações se mantiveram inalteradas desde a edição anterior do IFDM, das quais as seis primeiras permanecem desde 2006, encabeçadas por São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, únicos estados a apresentar alto grau de desenvolvimento em 2009. Mato Grosso do Sul é o 10º e MT vem em seguida, na 11ª posição.