ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

“Kits conforto” e “megafone da motivação” aliviam pressão do Enade

Universidades apostam no conforto e no incentivo para diminuir a tensão dos estudantes

Izabela Sanchez e Clayton Neves | 24/11/2019 12:20
Estande da UCDB em frente à Uniderp oferecendo kits para os estudantes (Foto: Paulo Francis)
Estande da UCDB em frente à Uniderp oferecendo kits para os estudantes (Foto: Paulo Francis)

Prestes a se formarem e quase com os pés no mercado, milhares de estudantes em todo o Brasil são avaliados neste domingo (24) no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Em Campo Grande, as universidades apostaram em “kits conforto” e mensagens de motivação.

O objetivo é aliviar a pressão dos estudantes que são obrigados a realizarem o exame que avalia universitários e instituições em todo o país. Os kits com canetas, bolacha, água e chocolate foram distribuídos na frente da Uniderp Anhanguera, por representantes da universidade e por um estande da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Na frente da Uniderp, a professora Aline Ertzogue, 42, estava com megafone animando os alunos com frases de motivação. “Estamos fazendo esse processo motivacional porque acreditamos na capacidade dos acadêmicos de desenvolverem a prova com excelência, buscando alcançar a nota 5”, disse.

A professora lembrou que, nos últimos meses, os docentes intensificaram a capacitação com aulas extra. “O papel do professor é incentivar e motivar”, comentou ela. Para a professora, o Enade não é só uma avaliação para as instituições: é um peso a mais na já difícil pressão do último ano de graduação.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Representantes de universidades ajudam alunos em frente à Uniderp em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Representantes de universidades ajudam alunos em frente à Uniderp em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Andressa Carla Campos, 23, estuda arquitetura na Uniderp (Foto: Paulo Francis)
Andressa Carla Campos, 23, estuda arquitetura na Uniderp (Foto: Paulo Francis)

Andressa Carla Campos, 23, estuda arquitetura - último semestre – e veio de Ribas do Rio Pardo, a 103 km de Campo Grande, para fazer a prova. Uma das primeiras a chegar à Universidade - às 8h40 -, ficou por ali até que os portões fossem abertos.

A estudante disse ter se preparado pouco, mas estava confiante no acúmulo dos anos de graduação “que vão garantir com que se saia bem”.

Vinicius Dias, 23, também estuda arquitetura, mas contou “ter intensificado os estudos nos últimos meses”. “A universidade estava fazendo aulão no sábado, para ajudar, é importante o Enad porque a nota vai sair no diploma, além da avaliação, é uma preocupação”, comentou, segurando o kit. “Estou tranquilo, me preparei bem”, declarou.

O Exame - Nesta edição o Enade será aplicado para avaliar os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

A prova tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. A avaliação dos componentes específicos varia de acordo com a área do estudante.

Nos siga no Google Notícias