Em busca de renda, indígenas de MS participam de curso de empreendedorismo
Grupo de guaranis-kaiowá é da Aldeia Pirakuá, em Bela Vista, e faz parte da 2ª turma do programa do Sebrae-MS
A partir desta segunda-feira (18) até sábado (23), 30 indígenas guarani-kaiowá da Aldeia Pirakuá, localizada em Bela Vista, a 322 km de Campo Grande, participam do Empretec Indígena, uma capacitação que trabalha competências empreendedoras e ajuda a consolidar ideias de negócio.
Localizada a 58 km do centro de Bela Vista, a Aldeia Pirakuá é habitada por mais de 530 pessoas da etnia guarani-kaiowá. O interesse pelo curso surgiu após atendimento da Sala do Empreendedor, quando o grupo manifestou desejo de aprender mais sobre empreendedorismo.
Em um levantamento realizado em agosto, o Sebrae/MS identificou vocações para negócios na aldeia, como potencial para a economia criativa, com artesanato feito de penas, sementes e outros produtos naturais; além de demanda por serviços internos, como mecânica e varejo.
Devido ao potencial empreendedor local, a Aldeia Pirakuá é a segunda comunidade indígena em Mato Grosso do Sul a receber o Empretec Indígena, que reúne 30 participantes na Escola Municipal Indígena Pirakuá.
“Temos indígenas que já empreendem em diferentes áreas, e, por estarem afastados do município, trouxemos a capacitação para facilitar o acesso deles ao conhecimento. Queremos ajudá-los a consolidar negócios, melhorar o que já fazem e incentivar a formalização e geração de renda na comunidade”, destacou o analista técnico do Sebrae/MS, Alex Schmidt.
Com o Empretec, metodologia desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e aplicada pelo Sebrae no Brasil há mais de 30 anos, os empreendedores da aldeia terão contato com práticas que estimulam inovação e eficiência nos negócios. Para melhor alcance, adaptações na linguagem foram realizadas.
A iniciativa é promovida pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da SEC (Secretaria Estadual de Cidadania), com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Bela Vista, via Sala do Empreendedor.
A primeira edição do Empretec Indígena no Brasil foi realizada em abril deste ano, também em Mato Grosso do Sul, e beneficiou as artesãs da Aldeia Ofaié, em Brasilândia, a 366 km da Capital.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.