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Capital

Agências voltam a ter filas após bloqueio de contas digitais

Clayton Neves e Guilherme Correia | 23/07/2020 13:09
Pela manhã, fila de pessoas aguardava atendiemnto na agência do Bairro Tijuca. (Foto: Henrique Kawaminami)
Pela manhã, fila de pessoas aguardava atendiemnto na agência do Bairro Tijuca. (Foto: Henrique Kawaminami)

Um dia depois de a Caixa Econômica Federal anunciar bloqueio de contas digitais por suspeita de fraude, filas voltaram a aparecer nas agências de Campo Grande. Sem conseguir acesso aos R$ 600 do auxílio emergencial, muitos beneficiários foram ao banco para buscar informações sobre os saques.

Um deles foi o mecânico Reinaldo Molina, de 65 anos. Dono de uma pequena oficina, não conseguiu pegar a terceira parcela do benefício, mesmo a conta digital apontando que o dinheiro estava disponível.

Três funcionários da Caixa davam orientações para clientes na fila. (Foto: Henrique Kawaminami)
Três funcionários da Caixa davam orientações para clientes na fila. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com movimento de clientes fraco, o idoso conta que não tem conseguido nem mesmo pagar contas básicas, como luz. Enquanto aguardava atendimento na agência do Bairro Tijuca, o mecânico garantiu que precisa do dinheiro e que não se enquadra na lista de irregularidades listadas pelo Governo Federal.

“O movimento está muito fraco, se não fosse isso nem teria pegado o auxílio. Nunca imaginei que esse dinheiro seria tão importante”, afirma.

A situação se repetiu com o autônomo Bruno Eduardo, de 38 anos. Ele era um dos 20 clientes que esperavam atendimento no início da tarde e por sorte, não precisou enfrentar fila bem maior que se formou pela manhã. “Consta que já caiu, mas não consigo transferir para minha conta”, explica.

Reinaldo Molina, de 65 anos, não conseguiu sacar terceira parcela do benefício e afirma enfrentar dificuldades. (Foto: Henrique Kawaminami)
Reinaldo Molina, de 65 anos, não conseguiu sacar terceira parcela do benefício e afirma enfrentar dificuldades. (Foto: Henrique Kawaminami)

Sem conseguir pegar o dinheiro, seguiu recomendação fixada no aplicativo e foi até a agência buscar orientação para solucionar a questão.

Na tarde de hoje, a Caixa informou que clientes que tiveram contas digitais bloqueadas preventivamente por inconsistência cadastral poderão enviar os documentos pelo aplicativo para que o desbloqueio seja feito em até 24 horas. Já para usuários com suspeita de fraude a recomendação é ir até uma agência de acordo com calendário escalonado por mês de aniversário.

Bloqueio - A Caixa não revelou a quantidade de beneficiários que tiveram a conta bloqueada, apenas que o total seria de 5% dos aprovados. O que se sabe é que até a suspeita ser afastada, o valor de R$ 600 não será disponibilizado.

A medida foi tomada após o órgão suspeita de fraudes no pagamento do benefício, disponibilizado como ajuda durante a pandemia da vocid-19.

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