Agetran transforma ruas em mão única no Centro e São Francisco
A rua Abrão Júlio Rahe começou a receber nova sinalização nesta terça-feira e será transformada em mão única, no trecho entre ruas Ceará e Pedro Celestino, até amanhã.
De acordo com o diretor de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e trânsito), Sidinei Oshiro, hoje, a mudança será entre a Pedro Celestino até a rua Bahia. “Amanhã, faz até a rua Ceará”, afirma.
O trabalho é feito com interdições quadra por quadra. Na primeira etapa, entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa, foram cobertas as faixas amarelas e pintadas as faixas brancas delimitando três pistas para circulação de veículos e duas para estacionamento. O fluxo será no sentido Ceará a Pedro Celestino. “Os locais recebem sinalização vertical e horizontal”, afirma o diretor.
Em outros pontos da rua Abrão Júlio Rahe, que ainda não foram interditados e seguem com fluxo em duas mãos, a sinalização horizontal de Pare foi pintada, restando somente as placas, como no cruzamento com a José Antônio.
Logo que ganha a nova sinalização, o trecho é liberado já com a mão única. Conforme o diretor de trânsito, os agentes vão permanecer nos locais orientando os motoristas. “Ficam o tempo necessário. Até o pessoal está andando certinho. Pode ser uma semana, 10 dias, 15 dias. Por isso estamos fazendo assim, gradualmente”, afirma Oshiro.
Ainda de acordo com ele, a mudança é feita durante a semana e em horário comercial porque a via comporta a interdição. “É um horário que dá para fazer e é ideal para que os condutores assimilem”, salienta.
No entanto, o horário para a obra foi criticado pelo farmacêutico-bioquímico Flávio Shinzato. Em frente ao laboratório, ele assistia ao avanço das obras porque a interdição deixou o local sem pacientes. A coleta é feita no começo da manhã e o exame laboratorial realizado durante o dia. “Fiquei sem trabalho hoje”, diz.
Ele afirma que a mudança de mão dupla para sentido único vai dificultar o acesso ao laboratório, porque o cliente que for de carro vai precisar dar mais voltas para chegar ao local. O fator surpresa também foi criticado. “Não avisaram para os moradores”, diz Flávio.
Para o cabeleireiro Carlos Roberto de Lima, 48 anos, a mão única vai melhorar o fluxo dos veículos, dando fim aos congestionamentos. Contudo, avalia que o principal problema da região é a falta de vagas para estacionamento.
Mudanças - O reordenamento viário também inclui outras ruas do Centro e bairros Vila Célia e São Francisco, em Campo Grande. Como a Amazonas, Pernambuco, Eduardo Santos Pereira e Rua das Garças. No sistema binário, uma rua “sobe” e a próxima via paralela “desce”.
“Como a Rua das Graças é mão única, a próxima será a Eduardo Santos Pereira”, afirma o diretor de trânsito. A previsão é que o reordenamento leve até três meses para ser concluído.
Com a mudança, serão retiradas as rotatórias. Caso da Amazonas, que vai virar mão única e terá rotatórias removidas nos cruzamentos com Brasil, José Antônio, Padre João Crippa e Rui Barbosa.
Segundo o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, as obras são feitas pela equipe da agência. A medida é para abrir somente uma frente de trabalho, que fará a alteração quadra por quadra. O custo não foi informado.
Conforme a Agetran, serão feitas as seguintes alterações:
Rua Amazonas: sentido único Ceará/Rua 13 de Maio (bairro-centro)
Rua Pernambuco: sentido único da rua 13 de Maio /Ceará (centro-bairro)
Rua Eduardo Santos Pereira: sentido Ceará/rua 13 de Maio (bairro-centro)
Rua das Garças: sentido único rua 13 de Maio /Ceará (centro-bairro)
Rua Abrão Júlio Rahe: sentido único Ceará/ rua 13 de Maio (bairro-centro)
Transversais:
Rua Espírito Santo: sentido único av. Mato Grosso/Amazonas
Rua Alagoas: sentido único rua Amazonas/Mato Grosso