ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  11    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Agetran vai para rua na tentativa de evitar fila dupla em saída de escola

Além de fiscalizar o trânsito na Rua Alagoas, equipes distribuíram folhetos para os pais de alunos

Por Jéssica Fernandes e Geniffer Valeriano | 10/02/2025 18:42


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Agetran realizou uma ação educativa em frente à Escola Nota 10, em Campo Grande, para conscientizar pais sobre o perigo de estacionar em fila dupla. A atividade incluiu a distribuição de folhetos e orientações sobre o respeito aos limites de velocidade. A ação faz parte de um calendário de volta às aulas que será estendido a outras escolas. Durante a atividade, não foram observadas infrações, mas pais relataram que a prática é comum nos horários de pico. A escola também promove educação no trânsito entre os alunos, incentivando-os a alertar os pais sobre infrações.

Para conscientizar pais de alunos de uma escola particular, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) realizou ação educativa com entrega de folhetos, instruindo condutores a não estacionar em fila dupla e respeitar os limites de velocidade.

A Rua Alagoas com a Rua da Paz foi o local escolhido, pois é justamente neste endereço que está situada a Escola Nota 10, no Bairro Jardim dos Estados. Essa atividade da Agetran faz parte de um calendário de volta às aulas que será cumprido em outras instituições particulares e públicas nesta semana e na próxima.

Gerente de educação para trânsito da Agetran, Andressa Oliveira fala que a rua já é bem sinalizada, indicando que em frente a escola é proibido estacionar. “Aqui nós temos placas de embarque e desembarque que seriam para situações em que o motorista irá parar, desembarcar alguém e rapidamente sair. Não é para deixar o carro estacionado, porque isso é proibido e pode gerar multas”, enfatiza.

Agetran vai para rua na tentativa de evitar fila dupla em saída de escola
Carlos relata que horário de entrada e saída da escola é tumultuado. (Foto: Juliano Almeida)

Para não atrapalhar o fluxo, a escola tem uma calçada rebaixada onde os pais podem subir, pegar o filho e na sequência voltar para a via. Mesmo assim, o local é marcado por filas duplas nos horários de entrada e saída de estudantes.

Carlos Consalter, de 30 anos, é pai de um aluno e diz que costuma chegar a 30 minutos para evitar a bagunça dos motoristas. “Sei que aqui fica bem tumultuado, hoje cheguei mais tarde e tive que parar mais para baixo. Acho muito importante ações como essa, facilita o trânsito por conta da presença deles (agentes)”, afirma.

Durante a ação da Agetran, a reportagem não flagrou ninguém cometendo irregularidades, como a famosa fila dupla. Porém, o dia de hoje foge do usual. A afirmativa é de Marlon Oliveira, de 53 anos, que todos os dias busca os três filhos na escola. “Hoje está havendo uma exceção de não ter fila dupla, porque o pessoal está aqui fazendo essa metodologia”, pontua.

Agetran vai para rua na tentativa de evitar fila dupla em saída de escola
Marlon cita a dificuldade de encontrar vaga na saída de escola. (Foto: Juliano Almeida)

Sobre a calçada rebaixada, onde é possível entrar e sair sem causar confusão no trânsito, o comerciante comenta que nem sempre consegue seguir essa alternativa. “A gente fica esperando nessa entrada e é muito difícil estacionar nessa região, porque tem poucas vagas. Temos que ficar estacionados muito longe e acaba atrasando”, fala.

Carol de Lima, de 30 anos, foi hoje de carro buscar o filho na escola. Ela descreve que nos horários de pico, a Rua Alagoas com a da Paz é bem caótica. “Essa cena que estamos vendo aqui é uma raridade, aqui é sempre uma fila dupla, tem pais que já receberam cinco, seis multas na hora de pegar os filhos”, declara.

Ela mesmo admite que já levou duas multas por fazer fila dupla e, para evitar isso, agora busca os filhos mais tarde quando diminui o fluxo de veículos.

Agetran vai para rua na tentativa de evitar fila dupla em saída de escola
Patrícia menciona que educação no trânsito é trabalhada com alunos. (Foto: Juliano Almeida)

Diretora da Escola Nota 10, Patrícia Bueno explica que a instituição trabalha com educação no trânsito no decorrer do ano letivo com todos os alunos. “A vantagem de quando a criança está envolvida é que eles acabam falando para os pais quando eles estão cometendo uma coisa errada, alertam sobre o semáforo, sobre o cinto e até sobre as buzinas mais fortes”, esclarece.

Na visão da diretora, essa pauta faz parte da rotina escolar é positiva e costuma gerar bons resultados. “Quando o pai não está certo, elas falam e corrigem. Pelo menos, uma semente estamos plantando”, completa.

Em 2023 e 2024, a diretora solicitou que fosse colocada uma faixa elevada próxima a escola, porém a Agetran informou que  a rua já tem sinalização suficiente.

Agetran vai para rua na tentativa de evitar fila dupla em saída de escola
Agente da Agetran entregua folheto educativo para motorista. (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias