ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Antiga Clínica Carandá dará lugar a 4 prédios com 418 apartamentos na MT

O projeto prevê 3 anos de duração das obras para cada fase, com a primeira sendo finalizada em 2028

Por Izabela Cavalcanti e Murilo Medeiros | 28/02/2025 12:46
Antiga Clínica Carandá dará lugar a 4 prédios com 418 apartamentos na MT
Entrada da antiga Clínica Carandá, localizada na Avenida Mato Grosso (Foto: Murilo Medeiros)

O Bairro Carandá Bosque está na mira para ganhar quatro novos prédios, sendo mais um na lista da região do Parque dos Poderes. Desta vez, o antigo local onde era a Clínica Carandá será demolido para dar lugar ao novo empreendimento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, está prestes a receber um novo empreendimento imobiliário no local da antiga Clínica Carandá, que será demolida. A FRZ Engenharia, de São Paulo, planeja construir um complexo residencial com 418 unidades e seis salas comerciais, em três fases. O projeto, avaliado em R$ 25 milhões, prevê torres de até 32 andares e deve durar nove anos, com a primeira fase concluída em 2028. O terreno, atualmente abandonado, já foi uma clínica psiquiátrica até 2020. A obra ainda não foi lançada oficialmente, e detalhes financeiros não foram divulgados.

O empreendimento que será construído pela FRZ Engenharia, de São Paulo, prevê a construção de um multiresidencial a ser executado em 3 fases, contendo 418 unidades residenciais e seis salas comerciais, localizado de frente para a Avenida Mato Grosso, entre a Avenida Professor Luís Alexandre de Oliveira e Rua Alfredo Rossini, e atrás da Rua Antônio Maria Coelho, no Bairro Carandá Bosque.

O terreno vale R$ 25 milhões, e serviu como clínica psiquiátrica até 2020. De lá para cá, nada mais foi feito e o local aparenta estar abandonado. A reportagem esteve no endereço e visualizou bastante sujeira e mato na área externa.

Por enquanto, está definido que serão três tipos de entradas, mas pode ser alterado conforme orientações da Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

Antiga Clínica Carandá dará lugar a 4 prédios com 418 apartamentos na MT
Imagem aérea do Google Maps mostra, em vermelho, onde será construído o empreendimento (Foto: Reprodução/EIV)

As torres denominadas “A1” e ‘A2”, na fase 1, contam com o térreo e mais 23 andares. Cada pavimento abrange cinco unidades residenciais, totalizando 230 apartamentos. Essas moradias variam de 70,48 m² a 100,04 m². O terreno mede 6.831,83 m², sendo que o total de área construída chega a 39.502,92 m².

A torre “B” (fase 2) terá térreo e mais 23 pavimentos, com cada andar contendo quatro unidades residenciais, totalizando 92 unidades. O tamanho varia entre 120,23 m² e 135,85 m². O terreno mede 3.718,897 m² e área construída de 23.251,95 m².

A torre “C” (fase 3), com térreo mais 32 andares. Cada pavimento terá três unidades residenciais, totalizando 96 apartamentos, entre 149,94 m² e 177,75 m². Neste caso, o terreno mede 5.291,522 m² e área construída de 30.523,68 m².

Considerando que o projeto está em fase de estudo preliminar, não há quais atividades serão destinadas para a área destinada ao comércio no projeto. A expectativa é de movimento de 2.736 clientes ao dia, com horário de funcionamento podendo ser das 6h às 18h.

Conforme o cronograma, o projeto prevê 3 anos de duração das obras por cada fase. A primeira deve ser finalizada em 2028. No caso da mão de obra é estimado 185 pessoas para cada fase.

A empresa informou ao Campo Grande News que ainda a obra não foi lançada na Capital e, por isso, não foi informado o valor do quanto custará a obra e nem cada apartamento.

Vizinhança - Na frente do terreno onde os edifícios devem ser construídos, fica um dos mais antigos residenciais da Avenida Mato Grosso.

O gerente de Tecnologia da Informação, Pablo Cavalcante, de 40 anos, é contra a construção das quatro torres.

“Acho que vai atrapalhar, porque é um terreno muito grande e de área verde. Nem sei se essas árvores podem ser derrubadas, elas ajudam a manter os animais e pássaros da região”, disse.

Antiga Clínica Carandá dará lugar a 4 prédios com 418 apartamentos na MT
Pablo em frente ao condomínio onde mora, na Avenida Mato Grosso (Foto: Murilo Medeiros)

Para ele, com o novo residencial, o trânsito daquele trecho ficará ainda mais intenso nos horários de pico. “Não comporta quatro torres, tem que mudar toda a infraestrutura de semáforos. São muitas pessoas para uma área que não foi planejada para isso”, afirmou.

O empresário Ari Mendonça, de 76 anos, também acredita que o trânsito ficará ainda mais complicado na Avenida Mato Grosso. “A única coisa que vai aborrecer é o trânsito, mas não sou contra o progresso”, disse rapidamente.

Antiga Clínica Carandá dará lugar a 4 prédios com 418 apartamentos na MT
Ari Mendonça, dentro do carro, destaca a preocupação com o trânsito na Mato Grosso (Foto: Murilo Medeiros)

Já a fisioterapeuta Jennifer Lima Fedrizzi, de 36 anos, acha que a construção será positiva para a região.

Antiga Clínica Carandá dará lugar a 4 prédios com 418 apartamentos na MT
Jennifer, sorridente, dentro do carro, porque acredita que os novos prédios serão benéficos (Foto: Murilo Medeiros)

“Vai ser bom, não tem problema, a via é movimentada, mas é sinalizada. O condomínio aqui na frente é muito arborizado, não vai ter problema com sombra. E esse terreno também fica vazio, a gente não sabe se é bem cuidado dentro”, pontuou.

Outra vizinha do terreno, a administradora Gislaine Ferreira, de 39 anos, destaca os impactos de um canteiro de obras em frente à sua casa. “A obra também faz muito barulho, vai ter guindaste se forem prédios altos”, opinou.

Para debater sobre o assunto, a Prefeitura de Campo Grande vai realizar no dia 10 de abril, às 18h, Audiência Pública para discutir o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).

O encontro está marcado na Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), localizada na Rua Hélio de Castro Maia, n° 279, Bairro Jardim Paulista.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias