ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Apae-MS realizará "Dia D" de teste do pezinho nesta quinta-feira

Ação será realizada às 10h, no Shopping Norte Sul Plaza, em uma estande ao lado da Lojas Renner

Por Mylena Fraiha | 04/06/2024 17:42
Recém-nascido durante exame de triagem neonatal (Foto: Arquivo/ Venilton Kuchler/SESA)
Recém-nascido durante exame de triagem neonatal (Foto: Arquivo/ Venilton Kuchler/SESA)

Nesta quinta-feira (6), o IPED/APAE (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande promoverá o Dia D da triagem neonatal, popularmente conhecido como “teste do pezinho”. Ação será realizada às 10h, no Shopping Norte Sul Plaza, em uma estande ao lado da Lojas Renner.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, o teste do pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos. A coleta para o exame deve ocorrer, preferencialmente, a partir de 48 horas até o 5° dia de vida do bebê. Além do teste do pezinho, no local, serão ofertados para a população, gratuitamente, aferição de pressão arterial e bioimpedância.

Segundo a coordenadora técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri, o Dia D é uma forma que o instituto encontrou em chamar a atenção da população sobre a importância do teste do pezinho para os recém-nascidos. O evento será realizado no Dia Nacional do Teste do Pezinho, data em que se comemora a importância da triagem neonatal no Brasil.

“Com a realização do exame no tempo correto, conseguimos evitar muitas sequelas e até salvar vidas. Portando, queremos convidar a todos para conhecer os serviços que oferecemos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, nos ajudar a divulgação desse exame essencial para os bebês”, afirmou Josaine.

A triagem neonatal é um dos exames mais importantes para detectar alterações na saúde da criança. Importante relembrar que todo recém-nascido tem direito ao teste do pezinho, que é oferecido pelo SUS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias