Lei cria programa Pré-Natal Masculino para incentivar paternidade responsável
Funcionários dos postos serão treinados para orientar pais a acompanharem exames pré-natal
Lei publicada nesta segunda-feira (22) cria o programa Pré-Natal Masculino em Campo Grande. O objetivo é promover eventos para capacitar, sensibilizar e atualizar os profissionais e usuários da saúde, tornando mais efetiva a participação dos pais no acompanhamento e em exames pré-natal.
A Lei 7.228 vale tanto na rede pública quanto na rede privada para garantir paternidade responsável, cuidadora e presente. A paternidade afetiva é importante no desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos, conforme o texto da lei.
O programa visa também fortalecer e apoiar as famílias, ampliando o envolvimento dos homens no cuidado com a mãe, com a criança e com o adolescente. Além disso, é objetivo da lei aumentar o autocuidado, contribuir para a redução da mortalidade e das doenças agudas e/ou crônicas e possibilitar melhorias na qualidade de vida.
A lei prevê que o pré-natal masculino leve em consideração, especialmente, a realidade socioeconômica das pessoas que constituem o núcleo de parentalidade. A proposta de lei surgiu na Câmara Municipal. O projeto foi elaborado pelo vereador Jamal Salem, o “Dr. Jamal” (MDB).
As unidades de saúde deverão desenvolver ações de caráter educativo no pós-parto imediato, junto às mães e aos pais ou parceiros, visando o estímulo ao aleitamento materno, à imunização, à dosagem do PKU-T4 (Teste do Pezinho), entre outros.
Também está entre os objetivos do programa estimular, junto às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), a cobertura vacinal no primeiro ano de vida, através do início do esquema vacinal no berçário.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.