Aplicação de vacina contra dengue segue sem previsão para Campo Grande
Dourados será a primeira cidade do país a vacinar a população gratuitamente
Após Dourados, maior município em termo populacional do interior de Mato Grosso do Sul, informar a aplicação de 150 mil doses da vacina contra a dengue, a partir do dia 3 de janeiro, restou a dúvida de quando as outras cidades, como Campo Grande, iniciarão suas aplicações.
Quando questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande informou que “a disponibilização de imunizantes para realização de campanhas de vacinação é de responsabilidade do Ministério da Saúde”, cabendo ao órgão a definição de aplicação das doses.
No caso de Dourados, que será a primeira cidade do país a fornecer a vacina gratuitamente e criar uma campanha de aplicação em massa, foi realizado um acordo com o laboratório responsável pelo imunizante para compra de 300 mil vacinas, divididas em duas doses.
“Fizemos acordo com o laboratório Takeda, que vai fazer o fornecimento gratuito dessas 300 mil doses, que vai nos permitir imunizar 150 mil pessoas. A única limitação dessa vacina é a faixa etária, pois está aprovada para uso entre 4 e 59 anos”, afirmou o secretário de Saúde de Dourados, Waldno Pereira Lucena Júnior.
O imunizante é vendido há oito meses em clínicas particulares de vacinação, com cada dose custando aproximadamente R$ 450 à vista.
O Campo Grande News questionou, também, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) quanto à recomendação para aplicação em todos os outros 78 municípios do Estado, que a doação das doses que serão aplicadas em Dourados é uma iniciativa entre o município e o laboratório. "O Ministério da Saúde ainda não incorporou a vacina contra Dengue ao PNI (Programa Nacional de Imunizações)", finalizou a nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
*Matéria atualizada às 12h25 do dia 15/12/23 para acréscimo de nota.