Após protesto, empresa de call center reduz efetivo de funcionários na Capital
Após denúncia e protesto de funcionários na semana passada por medo de contaminação de coronavírus além de interdição, a BTCC informou por meio de comunicado que reduziu o efetivo de funcionários em operação no sentido de preservar a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, familiares e sociedade em geral quanto à pandemia do coronavírus.
A unidade da BTCC da Rua Santa Bárbara, Vila Rica, região norte de Campo Grande, foi interditada na manhã de sábado (21). O call center desobedeceu decreto da prefeitura de Campo Grande, que proíbe aglomeração de mais de 20 pessoas no mesmo ambiente de trabalho e espaço mínimo de 2 metros entre elas, a fim de frear a disseminação em massa do novo coronavírus.
A empresa faz um apelo público para que a população, ao entrar em contato com o call center, não selecione opção de falar com um atendente humano e que dê preferência às opções de solução via atendimento automático disponíveis no menu.
Outra alternativa para não buscar atendimento humano em call center é recorrer aos canais digitais das empresas que possuem aplicativos, sites e assistentes virtuais para atendimentos, vendas e reparos, opções estas já amplamente difundidas entre as empresas e ao alcance de qualquer usuário de serviços de telecomunicações.
Adoção de trabalho com efetivo reduzido, minimizando aglomerações nas centrais de atendimento, permite o cumprimento das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além de secretarias estaduais e municipais de saúde, para estabelecimento de regras de conduta em locais de manutenção de prestação de serviços essenciais para a sociedade em caso de calamidade.
Mesmo com contingente reduzido, a BTCC irá manter os serviços essenciais de telecomunicações prestados à população no país, pois assegura que serviços prioritários funcionem normalmente, como a comunicação de hospitais, bombeiros, polícia, mercados, residências, casas de repouso de idosos, entre outros.
Nos call centers, foram implementadas ainda as seguintes medidas alinhadas com as recomendações das autoridades sanitárias para garantir a segurança de nossos colaboradores, como: intensificação da higienização dos ambientes comuns e postos de trabalho individuais; disponibilização de álcool em gel nos ambientes de trabalho; monitoramento constante e diário do estado de saúde dos empregados, que ao menor sinal de mal-estar são aconselhados a se retirar do ambiente de trabalho e encaminhados ao serviço médico; intensificação dos turnos de desinfecção e limpeza, ocorrendo não só durante a madrugada, como também diversas vezes ao longo do dia; recomendação do uso do home office nas áreas em que é possível do ponto de vista técnico e a realização de trabalho remoto ou adoção de férias pelos trabalhadores com 60 anos ou mais, com doenças cardíacas, diabete ou outras doenças graves e gestantes.
A BTCC esclarece que está atenta à evolução da situação do coronavírus no país e pronta para tomar medidas mais restritivas para proteger seus colaboradores em caso de determinação das autoridades sanitárias. Neste momento de calamidade pública, a empresa ressalta a importância do funcionamento pleno de todo o sistema de telecomunicações para dar tranquilidade e segurança à população brasileira.
A interrupção ou a paralisação de qualquer uma das áreas que compõem o sistema de telecomunicações poderá resultar em prejuízo irreparável e irreversível em razão do colapso que poderá causar na prestação dos serviços