ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Árvore gigante deixa moradores em pânico quando a chuva traz ventania

Moradores temem a queda de uma árvore da espécie Ficus que tem, ao menos, 5 metros de altura

Izabela Sanchez e Danielle Matos | 29/12/2019 10:24
O sol nem alcança a rua bloqueado pela imensa copa da árvore Ficus (Foto: Danielle Matos)
O sol nem alcança a rua bloqueado pela imensa copa da árvore Ficus (Foto: Danielle Matos)

Majestosa e brilhando em verde com a primavera, uma Ficus com, ao menos, 5 metros de altura é motivo de pânico para moradores do bairro Vila Popular, região do Jardim Aeroporto, em Campo Grande nessa época de muita chuva. Isso porque a gigante toma os dois lados da Rua Dulcinópolis entre tronco e copa, e com ventos fortes, tomba de vários lados e ameaça cair.

O problema é “histórico”, conforme os moradores que acionaram, na manhã deste domingo (29), o Corpo de Bombeiros. Os militares disseram que a árvore está em boas condições, mas que o corte precisa do auxílio de profissionais que manuseiam os fios de energia, já que o Ficus passa, de fora a fora, pela fiação da rua.

A energia é outro temor. É só chover, relataram os moradores, que o balançar dos galhos faz a energia elétrica oscilar nas casas da rua. Acúmulo de restos de construção e de galhos e folhas podados da própria árvore também deixam o cenário com aparência de sujeira na rua.

Segundo os vizinhos, os galhos que “caem” para dentro de uma das residências são sempre podados, de forma que a árvore cresceu solta do outro lado, ameaçando, então, todo o espaço da rua. Disseram, ainda, que ela já caiu, parcialmente, dentro de uma casa.

Restos de galhos podados da árvore também se acumulam na rua (Foto: Danielle Matos)
Restos de galhos podados da árvore também se acumulam na rua (Foto: Danielle Matos)

Quem fica em pânico com a chuvarada é a aposentada Ana Maria Figueiró, 73, que acionou o Corpo de Bombeiros nessa manhã. Ainda assim, segundo a sargento Cirlene Vilanova, os militares não estão habilitados a realizarem o serviço, pelo risco, e orientou que os moradores ligassem para a Prefeitura e para a concessionária responsável pelo serviço de luz elétrica, Energisa.

A moradora Odete Alves Pereira, 43, teme pela casa onde vive, já que, se a árvore cair, bloqueia a única entrada da residência. “Se a árvore cair atinge a minha casa, fica na frente do meu portão, não tenho como sair”, comentou ela, que tem dois netos, de dois e cinco meses.

Queda de árvores – A chuvarada que caiu ainda deixa consequências neste domingo. Ainda nesta manhã, na Chácara Cachoeira, árvore que caiu obstruiu toda a via, derrubou fiação e foi necessária ajuda da Energisa junto com o Corpo de Bombeiros.

Nos siga no Google Notícias