ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Associação cobra solução sobre instabilidade em sistema do TJMS

Justiça argumenta que volume de dados causa problemas

Mayara Bueno | 14/06/2017 10:30
Sede do TJMS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Leonardo Rocha).
Sede do TJMS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Leonardo Rocha).

Incomodados com a recorrente instabilidade do sistema de processos do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a ANA (Associação dos Novos Advogados de MS) pediu providência e justificativa da Justiça. As falhas já incomodaram outros profissionais e a própria OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que já solicitou solução.

O serviço que a associação se refere é o e-SAJ, sistema de peticionamento (protocolo de processos judiciais) do TJMS. Desde março de 2017, no portal apresenta inúmeros problemas, segundo afirmou anteriormente o presidente da Ordem em MS, Mansour Elias Karmouche.

No ofício protocolado pela ANA-MS e direcionado ao presidente, o desembargador Divoncir Schreiner Maran, os advogados pedem providências sobre a “excessiva instabilidade do sistema informatizado da gestão processual”. A associação comentou a respeito das atualizações feitas pela Justiça justificando as interrupções.

A proposta é que essas manutenções não ocorram em dias úteis, ou seja, no fim de semana, e preferencialmente não próximos a feriados.

“No que se refere ao comunicado de instabilidade e suspensão de prazos processuais disponibilizado no portal eletrônico deste Tribunal de Justiça, esta Associação também gostaria de sugerir, com a máxima venia, que tais avisos sejam feitos da forma mais célere possível, e não somente ao final do expediente, como usualmente ocorre”, traz o ofício.

Por sua vez, o Tribunal de Justiça argumenta que o volume do banco de dados tem estendido o prazo de atualização. Somente em primeiro grau, são 748.169 processos eletrônicos.

Conforme o Tribunal de Justiça, no segundo fim de semana de cada mês é realizada atualização do banco de dados, que começa na sexta-feira à meia-noite e tem previsão de finalizar, normalmente, no domingo à noite.

A reportagem verificou que e-SAJ ficou fora do ar de sábado (10) até a manhã de terça-feira (13). Segundo a Justiça, o sistema ficou indisponível até às 20h de segunda-feira e os prazos foram prorrogados. Hoje, o serviço funciona normalmente até então.

Nos siga no Google Notícias