Até fim de agosto, Capital ganha ações de saúde, UBSFs e Centro de Microcefalia
Informações foram divulgadas durante agenda política do prefeito e governador
A saúde em Campo Grande começa agosto com o pé direito. A programação recheada de novidade inclui mais de 10 ações de saúde, entrega de três UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) inacabadas e herdadas pela atual gestão e inahuração de promessas de campanha do prefeito Marquinhos Trad (PSD). As informações foram divulgadas durante agenda política do prefeito e governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
No dia 29 de agosto, às 9h acontece a inaguração da Primeira Clínica da Família, no bairro Nova Lima. O prédio era promessa de campanha de Marquinhos Trad e já opera em testes. Após abertura oficial passará a atender das 7h às 19h. No mesmo dia, às 14h ocorre a implementação do Centro-Dia de Microcefalia, na Associação Renasce uma Nova Esperança.
Sobre a Clínica da Fmaília, o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, pontua que a ideia é reduzir incidência de casos de fichas verdes e azuis nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Vilela ressalta que a ideia é expandir o projeto para 10 unidades de UBSFs, até 2020.
Também estão em planos a ampliação do horários de 19h para às 21h, tendo os profissionais que atuarão nessas estruturas, um incentivo de até 40% no salário. “O objetivo é incentivar os profissionais não darem plantão e ficarem dentro do seu turno”, disse.
Samu – Com relação as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), o Vilela ressaltou que houve promessa do Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, de que sejam encaminhadas até 10 novas viaturas para a Capital.
Hoje, a Sesau tem uma emenda do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) que possibilitaria a compra de duas ambulâncias, contudo ainda aguardam, abertura de ata de preços do Ministério da Saúde que possibilita tal aquisição.
O processo eleitoral nesse caso interferem na compra uma vez que a licitação já teria sido iniciada antes do período restritivo. Enquanto isso, a prefeitura recebeu há cerca de três semanas um veículo que operava no interior pelo Corpo de Bombeiros.
O prazo é de que dentro de 60 dias seja adaptada para operar na Capital. Isso porque a ambulância será descaracterizada. A prefeitura, além do serviço do Samu, realizam transporte de pacientes entre as unidade de saúde e hospitais e para tratamento de hemodiálise e quimioterapia.
Confira a programação:
- 6 de agosto das 8h às 12h - Dia “D” de mobilização de combate à dengue – Praça Ari Coelho
- 6 de agosto às 9h - abertura da 1ª semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal
- 16 de agosto - Implantação do serviço de OdontoPCD (Odontologia Especializada Para Pessoas Com deficiência)
- 17 de agosto - Ação de promoção à saúde na UBSF - Ana Maria do Couto
- 18 de agosto das 7h às 11 - Ação de promoção à saúde: Campo Grande é o Bicho – CCZ
- 18 de agosto – Lançamento do dia “D” contra o sarampo - UBS do bairro Universitário
- 22 de agosto das 8h às 11h ação de promoção a saúde - Colônia Paraguaia
- 22 de agosto das 13h30 às 16h - ação de promoção a saúde - UBSF Sírio Libanês
- 23 de agosto das 7h30 às 11h30 - Campanha de doação de sangue servidores municipais - Paço Municipal
- 24 de agosto das 7h às 11h - Caminhada Mais Saúde para a Cidade Morena - Jacques da Luz, Moreninha II
- 24 de agosto das 8h às 11h - ação de promoção a saúde - no Portal Caiobá
- 24 de agosto das 13h30 às 17h - ação de promoção a saúde Campo Grande Com Mais Saúde Para Cidade Morena – UBSF Macaúbas
- 27 de agosto às 9h – Entrega UBSF do Azaleia
- 29 de agosto às 14h - Implementação do Centro “Dia” de Microcefalia - na Associação Renasce uma Nova Esperança
- 29 de agosto às 9h – Inauguração 1ª Clínica da Família - Nova Lima
- 30 de agosto entrega da UBSF do Oliveira às 14h30
- 31 de agosto às 14h - Entrega da UBSF na Vila Cox