Base do Samu vai reduzir pela metade tempo de resposta na região do Aeroporto
Além de reforçar atendimento no terminal, nova base contempla bairros como Nova Campo Grande e Vila Popular
A prefeitura de Campo Grande inaugurou na manhã desta sexta-feira (18), uma nova base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na região do Aeroporto Internacional. A expectativa é reduzir pela metade o tempo de resposta nos bairros do entorno.
Esta é a 15ª base descentralizada, que foi instalada em uma área cedida pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Assim, as equipes podem reforçar o atendimento médico do terminal.
“Essa região antes era atendida pela base da área central. O tempo de resposta que era de 15 minutos, agora, será reduzido pela metade. E não só quem passa pelo aeroporto será beneficiado, mas toda essa região”, ressaltou o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro de Castro Filho.
Serão contemplados bairros como Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande, Zé Pereira, Vila Popular, Jardim Carioca e Santa Mônica.
O secretário lembra que, há cinco anos, a Capital tinha seis ambulâncias do Samu, chegando a um momento que apenas uma atendia toda a população. Hoje, são 18 veículos, sendo três reservas.
A nova base contará ainda com uma unidade de suporte avançado, que inclui um médico na equipe. “Essa nova base é muito bem-vinda, pois tivemos um incremento no atendimento da atenção primária. No ano passado, era 33% do total e, hoje, representa 75%. O Samu faz parte disso”, explicou.
Com oito veículos perto do prazo para troca, que é de cinco anos, Castro Filho disse que pedirá ao Ministério da Saúde a substituição. Outra novidade é uma base da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).