ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Base do Samu vai reduzir pela metade tempo de resposta na região do Aeroporto

Além de reforçar atendimento no terminal, nova base contempla bairros como Nova Campo Grande e Vila Popular

Adriel Mattos e Cleber Gellio | 18/02/2022 10:32
Hoje, Capital tem 18 ambulâncias. (Foto: Kísie Ainoã)
Hoje, Capital tem 18 ambulâncias. (Foto: Kísie Ainoã)

A prefeitura de Campo Grande inaugurou na manhã desta sexta-feira (18), uma nova base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na região do Aeroporto Internacional. A expectativa é reduzir pela metade o tempo de resposta nos bairros do entorno.

Esta é a 15ª base descentralizada, que foi instalada em uma área cedida pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Assim, as equipes podem reforçar o atendimento médico do terminal.

“Essa região antes era atendida pela base da área central. O tempo de resposta que era de 15 minutos, agora, será reduzido pela metade. E não só quem passa pelo aeroporto será beneficiado, mas toda essa região”, ressaltou o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro de Castro Filho.

Serão contemplados bairros como Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande, Zé Pereira, Vila Popular, Jardim Carioca e Santa Mônica.

O secretário lembra que, há cinco anos, a Capital tinha seis ambulâncias do Samu, chegando a um momento que apenas uma atendia toda a população. Hoje, são 18 veículos, sendo três reservas.

A nova base contará ainda com uma unidade de suporte avançado, que inclui um médico na equipe. “Essa nova base é muito bem-vinda, pois tivemos um incremento no atendimento da atenção primária. No ano passado, era 33% do total e, hoje, representa 75%. O Samu faz parte disso”, explicou.

Com oito veículos perto do prazo para troca, que é de cinco anos, Castro Filho disse que pedirá ao Ministério da Saúde a substituição. Outra novidade é uma base da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Nos siga no Google Notícias