ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Cachorros sobrevivem em meio a fezes e roupas entulhadas na Vila Popular

Animais são alimentados por vizinhos que não aguentam situação de descaso da tutora com os bichos

Por Natália Olliver | 16/10/2024 17:09

Cachorros vivem em meio a roupas sujas e fezes na Vila Popular, em Campo Grande. A denúncia chegou à reportagem pelo canal de interação com os leitores, Direto das Ruas. Conforme a vizinha, que não quis ser identificada, os animais sobrevivem com alimento doado.

“Está muito feia a situação lá. Não tem água, não tem comida. Os vizinhos que alimentam eles. A dona não está nem aí. Estão puro carrapato. Os vizinhos estão atordoados com isso. A casa está podre”.

Nos vídeos encaminhados é possível ver muitas roupas entulhadas no lado externo da casa. Elas estão misturadas com papelão e alguns itens de cozinha. Em outro registro mostra a parte interior da casa, com os animais cercados de excrementos, uma televisão e um cama  tombada.

Segunda a vizinha, já houve denúncias anteriores aos órgãos de fiscalização animal, mas sem resultado. Desta vez, ela fez novamente o pedido à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). Conforme a denunciante, o vídeo foi gravado por outra vizinha que tem medo de represálias.

Ela acrescenta que a moradora da casa vivia com seis filhos no local e que perdeu a guarda das crianças para a avó delas. O motivo não foi especificado.

Punição - Conforme a Lei nº 9.605/1998, maltratar animais é crime no Brasil. A lei entende como maus-tratos também a atitude de manter os pets em lugares anti-higiênicos ou em locais que impeçam a respiração, movimento ou descanso.

Anteriormente, dependendo do caso, o tutor podia responder administrativamente com multa e pena que variava de três a um ano de detenção. Em 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus-tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda do pet.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias