ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Campo Grande sedia encontro para discutir projeto de saúde da família

Profissionais do projeto estão atuando em 12 UBSs de Campo Grande

Por Rayani Santa Cruz | 25/09/2023 17:33
Encontro discute sobre saúde primária em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Encontro discute sobre saúde primária em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Campo Grande sediará o 1º Encontro de Territórios Integrados de Atenção à Saúde entre os dias 28 e 30 de setembro das 8h às 12h na Rua Abrão Júlio Rahe, 325. O encontro acontece de forma híbrida e a ideia é debater resultados de projetos voltados à saúde da família em unidades da Capital.

A coordenadora do projeto, Dinaci Vieira Marques, destaca que o projeto está em andamento na Capital desde 2019 em 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde profissionais atuam para melhorar o atendimento na atenção primária.

“Esse encontro propõe reflexão sobre atenção primária, troca de experiência, e vivência em território. Teremos a participação de alunos, acadêmicos e profissionais de saúde que vão poder acompanhar em tempo real o que o projeto faz na rede de saúde em Campo Grande. O objetivo principal é fazer reflexão sobre a qualidade primária, o que já temos e o que ainda precisamos melhorar.”

Ela cita que o projeto contemplou a residência médica em saúde da família em comunidade, e residência médica multiprofissional que envolve outras profissões como enfermagem, fisioterapia e outras áreas.

Dinaci, que está na coordenação do projeto em Campo Grande, cita que os resultados destes três anos de implantação do projeto foram positivos. “Demos resolutividade grande para a saúde básica. Em 2019 faltava médicos da Saúde da Família na rede, hoje temos várias turmas que se formaram e fazem o atendimento", disse.

A coordenadora também indica que procedimentos simples como a inserção de DIU que não era feito há alguns anos em UBSs de Campo Grande atualmente já é uma realidade graças ao projeto. Além disso, ela cita que hoje é feito teleconsultas com especialistas de dentro da UBS.

"O paciente chega e a UBS faz a chamada de vídeo, onde há uma consulta com especialista, por exemplo, um cardiologista. E há intermediação do médico de saúde da família que fica junto ao paciente durante a consulta.”

Após os três dias do encontro, será produzido um relatório final com as proposta de melhorias e de soluções para ampliação do projeto. O relatório será enviado à sociedade civil, governo municipal, estadual e governo federal. O evento é organizado pelo projeto Teias, Centro de Estuado Estratégico do Rio de Janeiro, Associação Brasileira da Rede Unida e pelo Mestrado Profissional em Saúde da família da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias