ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Candidatos do interior madrugam para fazer prova do "Enem dos Concursos"

Em Mato Grosso do Sul foram 33.909 inscritos para as provas

Por Fernanda Palheta e Clara Farias | 18/08/2024 07:19
Candidatos formam fila em frente a Uniderp esperando a abertura dos portões para o Enem dos Concursos (Foto: Marcos Maluf)
Candidatos formam fila em frente a Uniderp esperando a abertura dos portões para o Enem dos Concursos (Foto: Marcos Maluf)

Com provas em apenas quatro cidades de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, os candidatos do interior madrugam para pegar estrada e chegar aos locais de prova do CNPU (Concurso Público Nacional Unificado), realizado neste domingo (18), antes da abertura dos portões.

Às 6h10 os primeiros candidatos a chegaram já esperavam em frente aos portões da Uniderp, localizada na Rua Ceará, em Campo Grande. Com a aproximação do horário de abertura do local de prova, os concurseiros formaram uma grande fila para entrada e às 6h30 em ponto entraram na universidade. Apesar da movimentação o trânsito não foi afetado nos primeiros horários do dia.

A assistente social, Juliana de Lara, de 37 anos, é de Aquidauana, cidade a 141 quilômetros de Campo Grande, e acordou às 3h40 para chegar na Uniderp com antecedência. "Cheguei por volta de 5h30 e chegamos direto aqui no local de prova. Viemos eu e minha amiga, meu esposo veio dirigindo. Ainda não comemos e não sei se vamos conseguir devido ao nervosismo", conta.

De Aquidauana, a assistente social, Juliana de Lara, de 37 anos, viajou até Campo Grande para tentar uma vaga na sua área de atuação em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf)
De Aquidauana, a assistente social, Juliana de Lara, de 37 anos, viajou até Campo Grande para tentar uma vaga na sua área de atuação em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf)

Ela se inscreveu no Enem dos Concursos em busca de uma vaga na sua área de atuação. "Na Funai, que é aqui em Mato Grosso do Sul e não teria que me mudar”, completou.

De Sidrolândia, cidade a 71 quilômetros de Campo Grande, a professora Flávia dos Santos, de 32 anos, saiu de cada às 5 horas da manhã e chegou no local de prova antes de os portões abrirem. "Toquei direto aqui para o local de prova. Vim tomando café no caminho, e trouxe a garrafa para tomar no intervalo da prova. Vim preparada", relata.

Ela busca uma vaga na educação e continuar em Mato Grosso do Sul. "Eu quero tentar essa área, ainda ali algumas coisas que têm umas áreas bem legais para você trabalhar dentro. Então eu quero tentar a sorte". Eu tenho parentes, eu moro em Sidrolândia, mas eu tenho parentes em Chapadão do Sul e eu já fui pesquisar algumas vagas que teria ali para próximo, para Costa Rica, por ali. Então eu quero ficar aqui”, completou.

Já a funcionária pública Silvia Lopes, de 46 anos, viajou de Nioaque, cidade a 184 quilômetros de Campo Grande para tentar uma vaga no Mistério do Trabalho. E para evitar a correria chegou a Capital ontem a noite. "Se você for sair madrugada, é cansativo. Então eu saí ontem de lá, fiquei na casa do meu irmão e vim agora é de manhã. Cheguei aqui 6 horas, resolvi sair mais cedo de casa para chegar a tempo. Para você não ter correria, não chegar correndo", conta.

A funcionária pública Silvia Lopes, de 46 anos, é de Nioaque e viajou ontem para evitar correria e atrasos para a prova (Foto: Marcos Maluf)
A funcionária pública Silvia Lopes, de 46 anos, é de Nioaque e viajou ontem para evitar correria e atrasos para a prova (Foto: Marcos Maluf)

Hoje mesmo ela volta para sua cidade e voltar a rotina de trabalho nesta segunda-feira (18). Apesar da correria, ela avalia que vale a pena. "A gente tem que tentar, não adianta, tem que tentar". Quanto a expectativa da prova, Silvia está tranquila. "Estou confiante. Estou me preparando desde janeiro. Não foi tanto tempo, eu trabalho, tenho casa, tenho tudo isso, mas enfim, deu para conciliar", finaliza.

Enem dos Concursos - O maior concurso da história será realizado neste domingo (18), em todo País. O CNU (Concurso Nacional Unificado), também chamado de "Enem dos Concursos" acontece em 228 municípios de forma simultânea. A prova seria realizada inicialmente no dia 5 de maio, mas dois dias antes da data acabou sendo adiada pelo Ministério da Gestão devido as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Em Mato Grosso do Sul foram 33.909 inscritos para as provas em Campo Grande (21.189), Três Lagoas (2.502), Dourados (7.647) e Corumbá (2.571). No Brasil 2.114.128 candidatos disputam as 6.640 vagas com salário de até R$ 22 mil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias