ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 26º

Empregos

"Enem dos Concursos" pode ter 2ª edição em 2025

Ministério vai avaliar a necessidade de um certame até o fim do ano

Por Gustavo Bonotto | 15/08/2024 23:54
Estudante confere questões em caderno de vestibular. (Foto: Arquivo/MEC)
Estudante confere questões em caderno de vestibular. (Foto: Arquivo/MEC)

O CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) pode ganhar uma segunda edição em 2025, de acordo com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Em entrevista à imprensa nacional, na tarde desta quinta-feira (15), a titular da pasta responsável pelo certame disse que o governo deve fazer um balanço antes de anunciar a decisão final.

Conhecido como "Enem dos Concursos", por ter formato similar ao exame utilizado como porta de entrada nas instituições de ensino, a seleção nacional tem provas marcadas para este domingo (18). A aplicação chegou a ser adiada devido aos desastres ambientais que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio.

"Vamos fazer um balanço e no segundo semestre tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo, a gente anunciar e publicar o edital", disse a ministra.

De acordo com Esther, o planejamento é que a prova ocorra antes das eleições de 2026. Outra novidade, segundo a ministra, é que há expectativa para que mais 7 mil vagas sejam liberadas e, com isso, chamar os concurseiros do cadastro reserva do concurso.

Ontem, o Ministério descartou adiar novamente a data de provas diante do alerta de greve entre servidores públicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

De acordo com a nota enviada à imprensa nacional, a aplicação do exame é de controle unicamente da pasta e da Fundação Cesgranrio, banca privada contratada no início do certame. No entanto, a administração está no aguardo da área técnica "para avaliar os possíveis impactos em caso de greve deflagrada pelos trabalhadores".

Mais cedo, assembleia convocada entre sindicato e servidores foi adiada após envio de proposta por parte do governo federal. Conforme nota enviada à reportagem, a diretoria do Sindesp (Sindicato dos Servidores Públicos Federais) segue negociando a reestruturação do plano de carreira da categoria.

Os servidores de ambos os órgãos pedem ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a reestruturação de carreira e o reajuste salarial para que seja equiparado, ao menos, com o que é recebido por funcionários da educação superior federal.

Caneta e papel - Neste domingo, 33 mil sul-mato-grossenses devem participar do "Enem dos Concursos". A Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, lidera como o principal local de aplicação, com 5.864 candidatos.

O Bloco 8, para candidatos de nível intermediário, continua com o maior número de inscritos e a maior concorrência. Como não exigem diploma universitário, são cerca de mil candidatos por vaga com salários de até R$ 5,3 mil. Ao todo, são 504 vagas, 152 apenas para nível intermediário.

Os cargos são espalhados por todo Brasil, mas 9 postos têm contratação em Mato Grosso do Sul. Aqui, a oferta maior é para indigenista, ou funções relacionadas ao indigenismo, na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com 323.250 inscrições no Brasil.

Além da Capital, a prova também será aplicada em Corumbá, Dourados e Três Lagoas. De acordo com a pasta, serão 53 locais de aplicação e 1.079 salas em todo o Estado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias