ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Candidatos poderão usar documentos digitais para fazer Enem dos Concursos

Serão aceitos e-Título CNH e RG direto nos aplicativos; fotos salvas na galeria não serão aceitas

Por Natália Olliver | 14/08/2024 13:20
Só serão aceitos o e-Título CNH e RG digital; fotos não serão consideradas válidas (Foto: Natália Olliver)
Só serão aceitos o e-Título CNH e RG digital; fotos não serão consideradas válidas (Foto: Natália Olliver)

Para facilitar o processo de identificação dos candidatos, o ‘Enem dos Concursos’ ou CNU (Concurso Nacional Unificado) vai liberar o uso de documentos digitais. Mas é preciso atenção: eles só serão aceitos se apresentados no respectivo aplicativo oficial, ou seja, fotos ou prints da versão digital não serão consideradas. Só serão aceitos e-Título CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e RG digital, todos devem constar foto e assinatura. O exame acontece neste domingo (18).

A apresentação dos documentos será feita na entrada da sala de prova. Caso o candidato escolha a apresentação digital, ele deve se certificar que o aplicativo esteja previamente baixado no celular e que o dispositivo esteja carregado. O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) recomenda que sejam feito testes prévios para evitar contratempos.

Na forma física serão aceitos RG, CPF, CNH, Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros. Além disso, Cartão de identidade do trabalhador; Passaporte brasileiro; Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto).

Em Mato Grosso do Sul são 33.767 candidatos, 682 desistiram e pediram reembolso após o adiamento das provas. A Universidade Católica Dom Bosco lidera como o principal local de aplicação, com 5.864 pessoas.

O Bloco 8, para candidatos de nível intermediário, continua com o maior número de inscritos e a maior concorrência. Como não exigem diploma universitário, são cerca de mil candidatos por vaga com salários de até R$ 5,3 mil. Ao todo, são 504 vagas, 152 apenas para nível intermediário.

O que levar - Apenas caneta preta transparente. É recomendável que o candidato leva mais de uma, pois a organização não disponibilizará nenhum material.

Vagas - Os cargos são espalhados por todo Brasil, mas 9 postos têm contratação em Mato Grosso do Sul. Aqui, a oferta maior é para indigenista, ou funções relacionadas ao indigenismo, na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com 323.250 inscrições no país.

Conforme o ministério, em MS haverá vagas específicas, como no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), nas funções de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo. Também há vagas para Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Adiamento - O Enem ds Concursos (Concurso Nacional Unificado) foi adiado após fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. A data de aplicação seria no dia 5 de maio.  No dia 4 de julho o governo federal publicou um decreto que prevê novas regras em caso de novas mudanças de data na aplicação de provas.

Agora, o adiamento acontecerá apenas em locais  afetados por desastres climáticos de grandes proporções. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse que o ocorrido no Rio Grande do Sul foi inédito e imprevisível.

"Esperamos que isso não se reproduza de novo, nessa data de 18 de agosto. Mas, ocorrendo algo nessa proporção, prevemos a realização de uma prova extraordinária.”

Conforme o decreto, a aplicação extraordinária do exame ocorrerá somente caso 0,5% dos candidatos inscritos tenham sido atingidos por uma eventual catástrofe. A aplicação fica restrita aos candidatos do local afetado e já inscritos no processo seletivo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias