Caos em cruzamentos com semáforos desligados é por causa de fios furtados
Ruas do Jardim Centenário ficaram sem sinalização em 6 locais hoje, após furtos de fios cobre
É um problema crônico há anos. Desde janeiro, a prefeitura de Campo Grande já gastou mais de 700 mil reais com prejuízos de fios de cobre roubados. Somente na manhã de hoje (23), seis semáforos tiveram os fios furtados na região do Jardim Centenário.
Ficaram sem funcionar os semáforos dos cruzamento das ruas Lagoa da Prata com Campestre, na Campestre com a Thyrson de Almeida, Arquiteto Vilanova Artigas com Thyrson de Almeida, Raquel de Queiroz com a Thyrson de Almeida, Fernando Côrrea da Costa com Ernesto Geisel e Gunter Huns com Panambi Vera. Equipes já estão trabalhando para que os semáforos voltem a funcionar.
A maioria dos casos de semáforos desligados diariamente é por conta de furtos, segundo o gerente de Sinalização Semafórica da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Fernando Henrique Caetano. Até o dia de ontem (22), foram registrados 2671 metros de cabos elétricos roubados.
Apenas na semana passada, equipes da Operação Ferro Velho, que conta com a GCM (Guarda Civil Metropolitana), encontraram mais de 30 quilos de fios de cobre, em ferros-velhos da Capital.
“Nós já realizamos as medidas necessárias para dificultar o acesso aos roubos, mas eles conseguem ainda retirar da fiação, cortando com linha de nylon”, comenta Fernando. Desde o início do ano, também foram registradas 570 ocorrências de casos como vandalismo e destruição de material semafórico.