Carnaval não é feriado, mas quase tudo para e data ainda causa polêmica
Apesar de ser a festa mais tradicional do país e de muitos considerarem feriado, a terça-feira de Carnaval é ponto facultativo e só para quem quer. A maioria, no entanto, cai na folia e quem fica de plantão reclama da paralisia nas ruas.
“No Brasil, ponto facultativo é feriado”, concluiu a cabeleireira Vani Diniz. Ela, inclusive, tinha certeza de ser feriado nesta terça-feira (4) e se surpreendeu com a informação da reportagem de ser ponto facultativo. “Nós não vamos abrir o comércio, nunca abrimos, o movimento já está fraco hoje”, comentou.
O vendedor Silver Aquiles também falou com convicção que amanhã é feriado. “Tinha certeza”, afirmou. Para ele, a indecisão só atrapalha. “Para a gente, que vive de produção, isso só atrapalha. Veja hoje, as ruas já estão vazias, que dirá amanhã”, ponderou.
O contabilista Edinaldo de Assis também só vê prejuízos na história de ponto facultativo. “Para o povo do escritório é feriado e, para o comércio, não”, concluiu. “Isso só atrasa o país, porque nada anda direito”, acrescentou.
Apesar de ser contra feriados, ele acha melhor decretar mais um. “É a festa mais importante do país, lá fora somos conhecidos pelo Carnaval”, justificou. “Além do mais, quem é obrigado a trabalhar, acaba produzindo bem menos, bate ponto com má vontade”, considerou.
O taxista Francisco Fernandes também desaprova a indecisão. “O governo para, os bancos fecham, nada funciona direito e nós saímos perdendo”, concluiu.