ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Cartaz no Centro ressuscita apelido que virou polêmica com time de futebol

Encarte foi colocado horas antes da partida entre São Paulo x Corinthians pela Copa do Brasil

Idaicy Solano | 16/08/2023 10:16
Cartaz no Centro ressuscita apelido que virou polêmica com time de futebol
Faixa fixada em monumento no Centro de Campo Grande resgata apelido polêmico de torcedores do São Paulo (Foto: Idaicy Solano)

Cartaz cor-de-rosa no Obelisco, monumento histórico no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua José Antônio, no Centro de Campo Grande, ressuscitou apelido entre torcedores do São Paulo, em 2022, e virou até meme* na internet. O encarte traz o desenho do personagem Bambi, veado personagem da Disney, cujo nome é utilizado em agressões verbais contra pessoas LGBTQIAP+.

A alcunha "Trikas" remete a um diminuitivo da palavra "tricolor". A origem do apelido é desconhecida, no entanto, desde que viralizou nas redes sociais, divide opiniões de torcedores e não torcedores do time. O apelido, à primeira vista inocente, não agradou uma parte dos torcedores, que achou o nomenclatório pejorativo.

Na manhã desta terça-feira (17), a Capital amanheceu com o cartaz "enfeitando" um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. Na faixa consta, além do apelido, o desenho de um veado e uma borboleta e o brasão do São Paulo. O autor não foi identificado pela reportagem. O São Paulo enfrenta o Corinthians nesta noite pela semifinal da Copa do Brasil.

O ato de vandalismo, no entanto, pareceu não chamar atenção dos ciclistas e pedestres que passavam pelo local, surtindo, talvez, um efeito contrário. Quase ninguém parava para observar, e quem parou, jurou que nem fazia ideia do que se tratava.

A dona de casa Letícia Almeida, de 30 anos, comentou com a reportagem que nem havia reparado, até ser abordada pela equipe, e também não fazia ideia do significado. "Não deveria colocar um negocio desse. Pode ser [espaço] público, mas não deve colocar a mão".

Em uma publicação nas redes sociais do ano de 2022, o clube usou o termo “Trikas”, em uma coletiva de imprensa que anunciava o jogador Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, conhecido como Nikão, como novo "Camisa 10" do time.

Na ocasião, houve quem entrou na brincadeira, e houve quem ficou "revoltado" com o perfil oficial do clube utilizando a alcunha que virou motivo de piada no mundo futebolístico. Na época, o clube esclareceu em nota que havia utilizado pelo apelido estar em evidência nas redes sociais, e garantiu que não se tornaria apelido oficial do clube.

A publicação teve mais de 25 mil curtidas e 3 mil comentários. "Torço há mais de 30 anos e sou a favor do 'Trikas', vamos nos diferenciar dos demais tricolores", comentou um torcedor. "Que decadência hein, acabaram de jogar terra por cima (sic)", criticou outro torcedor.

Cartaz no Centro ressuscita apelido que virou polêmica com time de futebol
Na imagem, jogador Nikão segura a camisa 10 do time; publicação gerou polêmica em 2022 por causa do apelido "Trikas" (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Vandalismo - De acordo com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), o ato de pregar cartazes é crime e é considerado atentado ao patrimônio cultural. Os responsáveis pelo ato respondem pela infração, conforme previsto em lei.

A Semadur ainda destaca que, conforme o Código de Polícia Administrativa do Município, Lei n. 2909, Artigo 86, "é vedado pichar ou afixar cartazes, faixas, placas e tabuletas em muros, fachadas, árvores ou qualquer tipo de mobiliário urbano".

A multa prevista para a infração varia de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00.

* Meme é um termo bastante utilizado na internet para definir conteúdos de humor, como fotos, GIFs, vídeos e piadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias