Cartaz no Centro ressuscita apelido que virou polêmica com time de futebol
Encarte foi colocado horas antes da partida entre São Paulo x Corinthians pela Copa do Brasil

Cartaz cor-de-rosa no Obelisco, monumento histórico no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua José Antônio, no Centro de Campo Grande, ressuscitou apelido entre torcedores do São Paulo, em 2022, e virou até meme* na internet. O encarte traz o desenho do personagem Bambi, veado personagem da Disney, cujo nome é utilizado em agressões verbais contra pessoas LGBTQIAP+.
A alcunha "Trikas" remete a um diminuitivo da palavra "tricolor". A origem do apelido é desconhecida, no entanto, desde que viralizou nas redes sociais, divide opiniões de torcedores e não torcedores do time. O apelido, à primeira vista inocente, não agradou uma parte dos torcedores, que achou o nomenclatório pejorativo.
Na manhã desta terça-feira (17), a Capital amanheceu com o cartaz "enfeitando" um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. Na faixa consta, além do apelido, o desenho de um veado e uma borboleta e o brasão do São Paulo. O autor não foi identificado pela reportagem. O São Paulo enfrenta o Corinthians nesta noite pela semifinal da Copa do Brasil.
O ato de vandalismo, no entanto, pareceu não chamar atenção dos ciclistas e pedestres que passavam pelo local, surtindo, talvez, um efeito contrário. Quase ninguém parava para observar, e quem parou, jurou que nem fazia ideia do que se tratava.
A dona de casa Letícia Almeida, de 30 anos, comentou com a reportagem que nem havia reparado, até ser abordada pela equipe, e também não fazia ideia do significado. "Não deveria colocar um negocio desse. Pode ser [espaço] público, mas não deve colocar a mão".
Em uma publicação nas redes sociais do ano de 2022, o clube usou o termo “Trikas”, em uma coletiva de imprensa que anunciava o jogador Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, conhecido como Nikão, como novo "Camisa 10" do time.
Na ocasião, houve quem entrou na brincadeira, e houve quem ficou "revoltado" com o perfil oficial do clube utilizando a alcunha que virou motivo de piada no mundo futebolístico. Na época, o clube esclareceu em nota que havia utilizado pelo apelido estar em evidência nas redes sociais, e garantiu que não se tornaria apelido oficial do clube.
A publicação teve mais de 25 mil curtidas e 3 mil comentários. "Torço há mais de 30 anos e sou a favor do 'Trikas', vamos nos diferenciar dos demais tricolores", comentou um torcedor. "Que decadência hein, acabaram de jogar terra por cima (sic)", criticou outro torcedor.

Vandalismo - De acordo com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), o ato de pregar cartazes é crime e é considerado atentado ao patrimônio cultural. Os responsáveis pelo ato respondem pela infração, conforme previsto em lei.
A Semadur ainda destaca que, conforme o Código de Polícia Administrativa do Município, Lei n. 2909, Artigo 86, "é vedado pichar ou afixar cartazes, faixas, placas e tabuletas em muros, fachadas, árvores ou qualquer tipo de mobiliário urbano".
A multa prevista para a infração varia de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00.
* Meme é um termo bastante utilizado na internet para definir conteúdos de humor, como fotos, GIFs, vídeos e piadas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.