ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Cartórios farão mutirão para ajudar pessoas a autorizarem doação de órgãos

O evento será realizado neste sábado (19) no Shopping Norte Sul Plaza, das 10h às 16h

Por Lucas Mamédio | 16/10/2024 14:34
Pessoas sendo atendidas em balcão de cartório (Foto: Agência Brasil)
Pessoas sendo atendidas em balcão de cartório (Foto: Agência Brasil)

Os Cartórios de Notas de Mato Grosso do Sul vão realizar uma espécie de mutirão gratuito neste sábado (19), para ajudar pessoas que têm interesse em fazer Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), documento digital que assegura a vontade da pessoa em ser doadora de órgãos. A 2ª edição da Jornada Notarial será realizada no Shopping Norte Sul Plaza, das 10h às 16h.

Segundo a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), o objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e estimular a emissão de AEDOs, serviço digital que facilita o registro da intenção de doação de órgãos, contribuindo para reduzir a fila de espera que ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil. Desde seu lançamento, já foram solicitadas mais de 200 autorizações de doações em cartórios sul-mato-grossenses.

Regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e disponível gratuitamente para toda a população, a AEDO feita pelos Cartórios de Notas pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos.

O que é necessário? - Os interessados em emitir AEDO precisam do documento de identidade com foto. Para a emissão da AEDO, um profissional coletará as informações do cidadão, emitirá seu Certificado Digital Notarizado, uma assinatura digital que garante a identificação da pessoa que assinará a doação, e registrará a vontade do solicitante na plataforma digital e-Notariado, que congrega todos os serviços digitais brasileiros.

Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa, e caso deseje incluir outros órgãos na autorização, deverá revogar a anterior e emitir uma nova declaração. A emissão da AEDO é gratuita para o solicitante e pode ser feita pelo link: https://www.e-notariado.org.br/customer/certificate-request .

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias