Casaco esquecido no guarda-roupa entra em cena para "curtir" último frio do ano
Temporada de frio em 2022 está perto do fim, depis de agosto que surpreendeu com muita chuva
As chuvas e o frio intenso neste mês de agosto pegaram os campo-grandenses de surpresa. Mas casacos esquecidos no guarda-roupa, cobertores e até "chimacoco" em meio ao expediente, aqueceram a manhã desta sexta-feira (19), em época do ano que todo mundo estava acostumado com seca e calor.
A recepcionista Ingrid Soares, de 25 anos, estava acompanhada de sua colega de trabalho, Gabrielle Rodrigues, de 18 anos. As duas estavam tomando chimacoco, para amenizar o frio, na recepção do prédio onde trabalham.
“Nossa! É um agosto totalmente diferente dos outros anos. Já tinha guardado os casacos e preparado o Umidificador, porque nesse mês é mais característico o tempo seco. Mas tive que tirar tudo novamente [do guarda-roupa]”, pontua Ingrid.
Para a diarista Edineia Padilha, de 57 anos, a sensação de surpresa não foi diferente.
“Eu nunca vi um mês de agosto desse jeito na minha vida. É muita chuva para esse mês, acho que é um fenômeno. Já estava tudo lavado e guardado e tive que voltar para trás, para retirar e pegar o casaco de novo”, ressalta.
Edineia lembra que ontem (18) não conseguiu trabalhar em decorrência da forte chuva no Parque do Lageado.
A doméstica Siney Gomes Araújo, de 58 anos, acorda todos os dias às 5h para pegar ônibus no centro e ir até o terminal General Osório. Ela conta que nessa época do ano todos os casacos já estão esquecidos no guarda-roupa.
“Nessa época já estão guardados, porque nos outros anos fez calor. Não lembro nem de ter chovido no mês de agosto. Sempre é tempo seco. Semana passada lavei tudo e guardei naquela parte que fica esquecida até o próximo ano. Agora voltei pegar os casacos as cobertas que já tinha guardado”, pontua.
Mês histórico - Segundo o meteorologista Nathálio Abrahão, o histórico do mês de agosto nos últimos 20 anos, é de alta temperatura, tempo seco e baixa umidade.
Pelos próximos dez dias, não há previsão de chuvas. Em relação ao frio, as temperaturas começam a subir a partir de amanhã (20).
“Não tem previsão de chuva, pelo menos, nos próximos dez dias. A partir de amanhã as temperaturas começam a subir. Não tem previsão de frio de setembro para frente. Não temos nada que indique que haja frio”, destaca.
Ainda de acordo com Abrahão, o dia começou com 6,3°C em Campo Grande. No momento está com 9,8°C. Em Ponta Porã, registra 5,4°C, Bonito 7,6°C, Dourados 5,4°C e Rio Brilhante 5°C.
Em relação as chuvas, há 24 anos não chovia tanto em um mês de agosto como nesta semana de 2022. Somente quarta (17) e quinta-feira (18), foi registrada média acumulada de 73,6 mm (milímetros) de precipitações na Capital, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.