ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Chegar cedo e água gelada são estratégias de candidatos a vagas na UFGD

Na bolsa de inscritos, além de documento e caneta, há bebidas e lanche para enfrentar

Por Anahi Zurutuza e Geniffer Valeriano | 22/10/2023 12:34
Candidatos conferem o ensalamento em frente à Escola Estadual Hércules Maymone (Foto: Henrique Kawaminami)
Candidatos conferem o ensalamento em frente à Escola Estadual Hércules Maymone (Foto: Henrique Kawaminami)

Chegar ao local de prova bem cedo e levar água bem gelada, além de bebidas energéticas e lanche, estão entre as estratégias dos candidatos às vagas oferecidas pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que aplicada o Vestibular 2024 neste domingo (22). Na Escola Estadual Hércules Maymone, um dos 10 locais de aplicação das provas em Campo Grande, teve gente que chegou com até 1 hora e meia de antecedência. Os portões fecham às 13h.

Na unidade escolar, mais de 400 devem passar a tarde respondendo aos questionários. São 20 salas de aula ocupadas por até 25 candidatos cada, segundo a organização.

Ana Helen Araujo, de 23 anos, que tenta há cinco anos passar em vestibular para cursar Medicina foi um das candidatas que quis evitar “perrengue” e chegou para a prova com uma hora de antecedência. Na bolsa, além da caneta e documento, ela colocou duas garrafas com água congelada, energético, isotônico e lanche.

Apesar da ansiedade natural, ela diz estar calma. “Tem mais de um ano que estudo para essa prova. Acho que vou me sair bem”.

Ana Helen levou duas garrafas de água gelada para enfrentar dia de calor (Foto: Henrique Kawaminami)
Ana Helen levou duas garrafas de água gelada para enfrentar dia de calor (Foto: Henrique Kawaminami)

Com o calorão, Beatriz Caetano, 26 anos, também não se esqueceu da água. Levou logo uma garrafa com 1,5 litro de capacidade. Aluna de cursinho pré-vestibular com objetivo de cursar Medicina, chegar cedo também foi a estratégia dela para se acalmar. Desta maneira, entra na sala onde fará a prova e consegue respirar antes de começar a exercitar o cérebro. “Impossível não sentir ansiedade, ainda mais que é a primeira vez que faço esse vestibular”.

Beatriz Lopes, 18, diz que estuda há três meses para o vestibular da UFGD e espera uma prova difícil, além de tema polêmico para a redação. Mesmo assim, está confiante, já que vinha se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e só adaptou os estudos quando decidiu fazer a prova da instituição de Dourados.

Em frente ao Hércules Maymone, apesar da movimentação acima da média para um domingo, não há congestionamento. O trânsito está fluindo, embora em alguns momentos fique lento.

Neste domingo, um total de 7,5 mil candidatos disputam 786 vagas em 32 cursos de graduação ofertados pela UFGD através do vestibular. Os inscritos terão até 18h30 para responder às questões e fazer uma redação.

Lento em alguns momentos, trânsito flui em frente a local de provas na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Lento em alguns momentos, trânsito flui em frente a local de provas na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias