Cirurgia gratuita salvou "Juninho", filhotinho que nasceu com anomalia
Tutora de filhote procurou a Subea e conseguiu realizar procedimento cirírgico gratuitamente no animal
O filhote “Juninho” nasceu com uma condição rara chamada de atresia anal, uma má formação da parte final do intestino que lhe impedia de defecar. Aos 28 dias de vida, a tutora Eduarda Saldanha percebeu a dificuldade do animal e o levou para um ultrassom, onde a enfermidade foi descoberta.
Da ninhada de cinco, ele foi o único que nasceu com essa dificuldade e conforme Eduarda, “no começo achei que fosse problema de intestino preso, fezes ressecadas”, contou. Acadêmica de Medicina Veterinária, ela procurou a Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) depois do ultrassom, porque Juninho precisaria passar por cirurgia e ela não tinha recursos para pagar o procedimento.
Assim, o médico veterinário da subsecretaria, Edvaldo Sales, levou o cãozinho à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que é a parceira da Subea na realização de radiografia, cirurgia ortopédica e internação de forma gratuita a tutores de cães e gatos do município.
Conforme o veterinário, “no caso dele (Juninho), ele tinha o orifício anal, mas que não estava ligado ao intestino. Talvez por isso ela não tenha percebido antes”. Essa condição é incomum e a demora em buscar tratamento poderia ocasionar na morte do animal.
Em nota, a subsecretaria informou que o animal se recupera normalmente e precisa de uma dieta especial para que a cirurgia não rompa. “Em qualquer tratamento, o comprometimento do tutor é o que garante a recuperação rápida do animal”, ressaltou o veterinário.
O convênio com a UFMS também garante consultas veterinárias especializadas, ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia, exames laboratoriais bioquímicos e parasitológicos, cesarianas, cirurgia ortopédica, cirurgia de piometria emergencial.
Serviço - Quem precisar de atendimento para seu cão ou gato pode procurar a subsecretaria, que disponibiliza 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e 15 senhas à tarde, a partir das 13h. Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras na sede da Subea, na Rua Rui Barbosa, 3538, centro.
Às quartas, a equipe realiza atendimentos exclusivos a ONGs e protetores independentes. Para mais informações o tutor interessado pode ligar no 2020-1397.