Com dose bivalente, Campo Grande volta a aplicar mil doses de vacina por dia
Dado foi divulgado pela Sesau, no fim da tarde desta quarta-feira (1º)
Campo Grande voltou a atingir a marca de mil pessoas vacinadas contra a covid-19 em um único dia, segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Conforme dados do Vacinômetro, 1.297 pessoas procuraram unidades de saúde para ampliar o reforço contra o coronavírus nesta quarta-feira (1º).
Com o início da vacinação com a dose bivalente, a Capital ampliou o público que pode receber o imunizante. Além dos idosos com mais de 68 anos, imunocomprometidos, indígenas aldeados e quilombolas com 12 anos ou mais também poderão se vacinar.
Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, para receber o reforço é necessário estar com o esquema primário completo e ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses.
A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, foi especialmente produzida em cima de duas variantes da Ômicron, da última grande onda que tivemos no Brasil e que até hoje são as responsáveis pelo maior número de casos. Os frascos se diferenciam dos demais por terem a cor da tampa cinza.
Já a monovalente é a vacina que vem sendo utilizada durante toda a pandemia. Para a estratégia de vacinação contra a covid-19 ela tem como base o vírus original do coronavírus, o SARS-CoV-2, que é o patógeno responsável pelo covid-19. Por isso, são chamadas de vacinas ancestrais.
Demais públicos - A vacinação segue disponível para crianças de 6 meses a menores de 1 ano sem comorbidades, crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e pessoas de 3 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.
As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme calendário preestabelecido pela Sesau.
Para encontrar locais de vacinação, clique aqui.