Com público de 70 mil, Carnaval termina com 10 ocorrências registradas pela PM
Em uma das ocorrências, equipe da Cavalaria da Polícia Militar dispersou uma briga com golpes de cassetete
Com efetivo de 650 policiais militares, divididos em dois turnos, as cinco noites de Carnaval na Esplanada Ferroviária terminaram com 10 ocorrências registradas, entre elas porte de drogas, mandado de prisão em aberto, dirigir embriagado e resistência e desobediência, em Campo Grande.
Conforme o coronel Emerson de Almeida Vicente, comandante do policiamento metropolitano, na sexta-feira (9) foram contabilizados 5 mil foliões presentes na Esplanada Ferroviária. No sábado (10), subiu para 13 mil foliões. No domingo (11), foram registradas 15 mil pessoas e na segunda-feira (12), outras 15 mil. Para encerrar a programação, a última noite (13) teve concentração de 20 mil foliões. No total, 70 mil pessoas passaram pelos blocos de rua.
“Neste período, registramos apenas 10 ocorrências somadas, nas cinco noites, sendo que nenhuma de maior gravidade. Bem tranquilo, bem policiado, dentro do esperado. Os foliões puderam festar e brincar de forma segura com policiamento presente”, destacou o comandante.
Em uma das ocorrências, na noite de ontem, equipe da Cavalaria dispersou uma briga a golpes de cassetete, no canteiro da Avenida Mato Grosso. A confusão aconteceu próximo à Esplanada Ferroviária, local onde havia acabado de ocorrer Carnaval do Cordão da Valu. Antes de os policiais chegarem, um grupo de meninos brigava no local. Para cessar o embate, a equipe acabou com a confusão usando cassetete. Os brigões saíram correndo e a rixa acabou.
Por meio da assessoria de imprensa, a PM informou que "foi necessário o uso progressivo da força e de técnicas não letais para cessar um foco de briga entre foliões e com isso, evitar que aumentasse a confusão, tirando assim o brilho da festa popular de rua".
Neste ano, foi permitida a entrada nos locais de festa com gelo em raspa ou cubos, diferentemente do ano anterior, além de cooler e bebidas em embalagem de plástico e copos de plástico.
A Polícia Militar trabalhou com duas campanhas neste Carnaval. “Carnaval Mais Seguro”, visando a segurança dos foliões e “Não é Não e Ponto”, uma iniciativa no combate ao crime de importunação sexual, promovendo o respeito não somente no Carnaval, mas durante todo o ano.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.