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Capital

Com reta final a todo vapor, macro anel deve ser concluído até agosto

Estão sendo investidos R$ 3,2 milhões na construção da rotatória que foi licitada pelo DNIT

Adriano Fernandes | 01/06/2022 19:30
Máquinas trabalhando no macro anel rodoviário. (Foto: Divulgação)
Máquinas trabalhando no macro anel rodoviário. (Foto: Divulgação)

A rotatória do macro anel rodoviário, que interliga as BR-163 e BR-060, permitindo o acesso as saídas de Rochedo, Aquidauana e Sidrolândia, deve ser concluída até o mês de agosto, conforme a prefeitura da Capital. Nesta quarta-feira (1º) começou a pavimentação na BR-163 de uma das alças de acesso à rotatória. Estão sendo investidos R$ 3,2 milhões na construção da rotatória que foi licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. São 600 metros de alças de acesso e retornos que serão sinalizados para ordenar a circulação viária no local.

A obra foi iniciada há 10 anos, foi destravada, mas dependia do aval da agência reguladora dos transportes terrestres. Ano passado, após dois anos de gestão da prefeitura, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o DNIT a executar a obra. A construção podia ser feita pelo município porque está na faixa de domínio da rodovia administrada pela CCR, uma concessionária privada.

Para retomar em 2018 as obras do macroanel, paradas desde 2014, a prefeitura de Campo Grande teve de fazer readequações no projeto e negociar junto ao Governo Federal a suplementação de recursos para custear intervenções que não estavam previstas no convênio original, firmado em 2009.

No trecho entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá, por exemplo, quando foi retomada a terraplanagem, constatou-se a necessidade de dois “colchões” de pedras para drenagem da água de duas nascentes localizadas no trecho, em nova sondagem. São estruturas de 250 metros de extensão, cada um, com dois drenos laterais. Isto evita que a água aflore, arrastando o aterro da pista.

Também foram feitas mudanças nos projetos das três rotatórias para comportar o tráfego de caminhões pesados, como as carretas bitrens, parte do tráfego pesado que o trecho vai absorver, migrando da Avenida Cônsul Trad. A rotatória da MS-080 teve de ser redimensionada para se adequar a duplicação deste trecho da rodovia. Foi preciso negociar com o proprietário da fazenda localizado às margens, que cedeu 10 hectares para servir de faixa de domínio da rodovia.

A prefeitura também teve que concluir a negociação com os proprietários que tinham áreas no traçado do macroanel, que atravessou 46 propriedades. Dos 24 quilômetros de todo o trajeto, foram executados os últimos seis quilômetros, entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá. No quilômetro final, antes de chegar a BR-163 foi preciso negociar a desapropriação com os proprietários das áreas que margeiam a rodovia.

O setor norte do macroanel foi projetado para ligar as saídas de Cuiabá e Aquidauana (BR-262), passando pelas saídas de Rochedinho e Rochedo (etapa em execução). Os caminhões de cargas que tenham como destino o núcleo industrial do Indubrasil ou a saída de São Paulo terão uma alternativa de tráfego sem passar pelo Centro da cidade.

A gestão também retomou a implantação do trecho final do macroanel, extensão da BR-060, entre as saídas para Rochedo (MS-080) e Cuiabá, passando pela MS-010 (saída para Rochedinho). Foram construídas duas rotatórias na confluência com as duas rodovias estaduais.

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