Concessionária de energia diz que valor de contas 400% mais caras está certo
Fornecedora disse que medição está correta e gastos podem estar atrelados às altas temperaturas da Capital
A concessionária de energia elétrica de Campo Grande disse que o valor das contas de energia 400% mais caras está correto, e que o aumento do consumo destacado por alguns moradores da Vila Margarida e exposto por meio do Direto das Ruas nesta quinta-feira (18) pode estar atrelado às altas temperaturas da Capital.
Na ocasião, assustados com o aumento de 400% na conta de luz, os moradores alegaram que as cobranças deste mês foram “absurdas”. “A Energisa esclarece que as contas de energia entregues neste mês de janeiro referem-se a um período dos últimos 30 dias, em média. Ainda que o hábito da família não mude, é possível que haja um aumento de consumo, exclusivamente por conta das altas temperaturas.”, disse a Energisa em nota.
Segundo as denúncias dos moradores, o consumo de energia saltou de 300 kWh, em dezembro do ano passado, para 1.300 kWh no primeiro mês deste ano, o que ocasionou um aumento médio na fatura de R$ 1 mil em todas as contas dos moradores.
A concessionária de energia disse que é importante ter em mente que os eletrodomésticos "que trabalham principalmente com refrigeração, como ar-condicionado e geladeira, estão trabalhando por mais tempo nos dias mais quentes, e como consequência, gasta-se um maior consumo de energia para manter as temperaturas programadas nos aparelhos".
“Nos casos encaminhados pelo site e analisados pela concessionária, verificou-se que a leitura que gerou os respectivos consumos dos clientes está correta. Se o cliente desejar, ele pode solicitar a aferição no medidor pela concessionária”, completou a Energisa.
“Notei um aumento exorbitante na conta de energia, pensei que fosse algo pontual, mas rapidamente vi o aumento de pelo menos 1.000 kWh nas contas dos vizinhos. Caso esse aumento fosse de até 50% no verão seria justificável, mas 400% é um absurdo”, disse o professor Diego Ocampos, de 34 anos, que pagou R$ 316,20 no fim do ano passado e R$ 1.456,41 neste mês. Em dezembro, o consumo de energia dele foi de 233 kWh e saltou para 1.209 kWh na fatura atual.
Morador da Rua Naviraí, ele disse que o problema foi identificado na quinta-feira (18) e provocou grande revolta não só nos vizinhos próximos, mas em moradores das ruas adjacentes, que também notaram o aumento do valor a ser pago.
Orientação - Para auxiliar os clientes a usarem a energia de forma eficiente e econômica, a Energisa recomendou que a temperatura dos aparelhos de ar-condicionado fique em 23°C, fator que segundo a concessionária contribui na economia.
Entre as recomendações, a concessionária de energia disse que emendas e instalações inadequadas podem gerar sobrecarga na rede elétrica. Desligar aparelhos eletrônicos, moderar no uso do chuveiro elétrico, posição de espelhos, horário de carregamento de celulares, carregamento de celulares e lâmpadas de LED podem auxiliar a reduzir a conta no fim do mês.
Serviço:
Em caso de necessidade, o cliente pode entrar em contato com a Energisa pelos seguintes canais de atendimento:
Aplicativo Energisa On
Site: energisa.com.br
WhatsApp (Gisa): (67) 99980 0698
Call Center: 0800 722 7272
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