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Direto das Ruas

Moradores se assustam com conta de luz 400% mais cara neste mês

Conforme apurado, ao menos 10 vizinhos notaram o mesmo aumento de consumo em suas faturas

Por Alison Silva | 19/01/2024 14:28
Comparação de faturas entre dezembro e janeiro deste ano (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)
Comparação de faturas entre dezembro e janeiro deste ano (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Assustados com o aumento de 400% na conta de luz, diversos moradores da Vila Margarida estão indignados com as “cobranças absurdas” em janeiro. Segundo denúncia, o consumo de energia saltou de 300 kWh em dezembro do ano passado, para 1.300 kWh no primeiro mês deste ano, o que ocasionou um aumento médio na fatura de R$ 1 mil em todas as contas dos moradores.

Conforme os moradores, o "susto" coletivo atingiu, pelo menos, 10 vizinhos.

“Notei um aumento exorbitante na conta de energia, pensei que fosse algo pontual, mas rapidamente vi o aumento de pelo menos 1.000 kWh nas contas dos vizinhos. Caso esse aumento fosse de até 50% no verão seria justificável, mas 400% é um absurdo”, disse o professor Diego Ocampos, de 34 anos, que pagou R$ 316,20 no fim do ano passado e R$ 1.456,41 neste mês. Em dezembro, o consumo de energia dele foi de 233 kWh e saltou para 1.209 kWh na fatura atual.

Morador da Rua Naviraí, ele disse que o problema foi identificado na quinta-feira (18) e provocou grande revolta não só nos vizinhos próximos, mas em moradores das ruas adjacentes, que também notaram o aumento do valor a ser pago.

“Toda essa situação é complicada, já que assim como eu, muitos vizinhos viajaram no final do ano passado, sequer ficaram em casa. Chegar em casa e ver esse valor tão alto é complicado”, falou.

Assim como ele, uma vizinha que não quis se identificar pagou R$ 489,94 em dezembro último e tem fatura de R$ 1.377,60 em janeiro. Os moradores destacaram que querem entender se o ocorrido é apenas uma coincidência, ou de fato há algo errado com as faturas deste mês.

“A conta é realizada com uma média dos últimos 28 dias, e como eu disse, nós estávamos fora de Campo Grande nas festas de fim de ano, queremos entender o ocorrido”, finalizou Diego.

Em nota, a concessionária de energia elétrica de Campo Grande disse que o valor das contas de energia está correto, e que o aumento do consumo destacado por alguns moradores pode estar atrelado às altas temperaturas da Capital.

“A Energisa esclarece que as contas de energia entregues neste mês de janeiro referem-se a um período dos últimos 30 dias, em média. Ainda que o hábito da família não mude, é possível que haja um aumento de consumo, exclusivamente por conta das altas temperaturas.”, disse a Energisa em nota.

A concessionária de energia disse que é importante ter em mente que os eletrodomésticos "que trabalham principalmente com refrigeração, como ar-condicionado e geladeira, estão trabalhando por mais tempo nos dias mais quentes, e como consequência, gasta-se um maior consumo de energia para manter as temperaturas programadas nos aparelhos".

“Nos casos encaminhados pelo site e analisados pela concessionária, verificou-se que a leitura que gerou os respectivos consumos dos clientes está correta. Se o cliente desejar, ele pode solicitar a aferição no medidor pela concessionária”, completou a Energisa.

Orientação - Para auxiliar os clientes a usarem a energia de forma eficiente e econômica, a Energisa recomendou que a temperatura dos aparelhos de ar-condicionado fique em 23°C, fator que segundo a concessionária contribui na economia.

Entre as recomendações, a concessionária de energia disse que emendas e instalações inadequadas podem gerar sobrecarga na rede elétrica. Desligar aparelhos eletrônicos, moderar no uso do chuveiro elétrico, posição de espelhos, horário de carregamento de celulares, carregamento de celulares e lâmpadas de LED podem auxiliar a reduzir a conta no fim do mês.

Serviço - Em caso de necessidade, o cliente pode entrar em contato com a Energisa pelos seguintes canais de atendimento: Aplicativo Energisa On Site: energisa.com.br WhatsApp (Gisa): (67) 99980 0698 Call Center: 0800 722 7272.

*Matéria atualizada para acréscimo de informações


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