ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

De novo, passarela do Lago do Amor não resiste força da água e desaba

A Avenida Senador Filinto Muller na altura do Lago do Amor está interditada nos dois sentidos

Por Gabriel de Matos e Gabi Cenciarelli | 18/03/2025 17:00
De novo, passarela do Lago do Amor não resiste força da água e desaba
Calçada e pista desabando por conta da chuva na Avenida Senador Filinto Muller (Foto: Gabi Cenciarelli)

Exatos 536 dias (17 meses - menos de um ano e meio) após a inauguração das obras de reparo da passarela do Lago do Amor, em Campo Grande, a calçada e parte da pista voltaram a ceder nesta terça-feira (18). A Capital enfrenta grande volume de chuva desde as 14h, e as regiões do Universitário e Pioneiros estão entre as mais afetadas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Após 536 dias da inauguração das obras no Lago do Amor, em Campo Grande, a calçada e parte da pista cederam novamente devido a fortes chuvas. O incidente ocorreu na Avenida Senador Filinto Müller, uma importante via de acesso, causando transtornos no trânsito e riscos aos motoristas. Em janeiro de 2023, a área já havia sofrido danos semelhantes, levando a prefeitura a contratar emergencialmente uma empresa para reparos, que foram concluídos em dezembro de 2023. A situação reacende preocupações sobre a infraestrutura local e a eficácia das obras realizadas.

Imagens registram o transbordamento do lago e o desabamento da calçada na Avenida Senador Filinto Müller, no sentido Pioneiros. O BPTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito) foi acionado e está no local para interditar o trânsito da via.

O motorista Cristiano de Almeida passava pelo local e relatou que, cerca de 40 minutos antes, a calçada e as contenções começaram a ceder. "Está caindo ainda, ouvi um barulhão, até parei com essa situação. Engoliu tudo. Foi um grande susto."

Em vídeos, também é possível ver que alguns motoristas e motociclistas se arriscam ao passar pela Avenida Senador Filinto Müller. Ainda não há informações se alguém ficou ferido ou sofreu danos. Uma bicicleta foi "engolida" pela água.

De novo, passarela do Lago do Amor não resiste força da água e desaba
Bicicleta que foi "engolida" pela enxurrada no Lago do Amor (Foto: Osmar Veiga)

Não é a primeira vez - Essa não é a primeira vez que o local sofre com esse tipo de problema. Em janeiro de 2023, fortes chuvas em Campo Grande causaram danos na Avenida Filinto Müller, nas proximidades do Lago do Amor. A força das águas resultou no desabamento de parte da ciclovia, da passarela e do muro de contenção adjacentes ao lago. A via é uma das principais rotas de acesso à região do Pioneiros para quem vem do Centro.

Em resposta aos danos, a Prefeitura de Campo Grande contratou, em caráter emergencial, a empresa CCO Infraestrutura Ltda para executar as obras de reparo. O contrato, firmado em março de 2023, previa um investimento para recomposição estrutural do aterro, vertedouro, muro de contenção e áreas adjacentes.

De novo, passarela do Lago do Amor não resiste força da água e desaba
Água do Lago do Amor escoando na calçada que cedeu na Avenida Senador Filinto Muller (Foto: Gabi Cenciarelli)
De novo, passarela do Lago do Amor não resiste força da água e desaba
Água baixando na Avenida Senador Filinto Muller (Foto: Gabi Cenciarelli)

Inicialmente, as obras deveriam ser concluídas até 28 de julho de 2023. No entanto, devido a atrasos, o prazo foi prorrogado por mais 60 dias, estendendo-se até 29 de setembro do mesmo ano. Durante esse período, a Avenida Filinto Müller sofreu interdições temporárias durante os reparos.

Com a conclusão das obras, o local havia voltado a ser um ponto de lazer e integração para famílias e amigos, reafirmando sua importância como um dos pontos turísticos de Campo Grande. Entretanto, em 29 de outubro de 2023, apenas 31 dias após a reabertura, parte da calçada cedeu novamente. A Prefeitura de Campo Grande realizou novos reparos, concluídos em 9 de dezembro de 2023.

De novo, passarela do Lago do Amor não resiste força da água e desaba
Passarela ao lado do Lago do Amor cedeu em janeiro de 2023 (Foto: Henrique Kawaminami)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias