Dia “D” contra gripe deve aplicar 40 mil doses em 68 pontos de vacinação
O “Dia D” da campanha contra a gripe tem 68 pontos de vacinação em Campo Grande. A iniciativa reúne todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon e Vila Almeida, além de um trailer na praça Ary Coelho, no Centro.
O atendimento neste dia especial de imunização será até às 17h. A expectativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é vacinar 40 mil pessoas, média do dia “D” nas duas últimas campanhas.
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação para pessoa com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores.
Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande, documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).
Já os professores devem apresentar o holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico. A campanha termina em 26 de maio. A meta estipulada pela prefeitura neste ano é vacinar 197.737 pessoas.
O lançamento oficial do “Dia D” será a partir das 8h na UBSF do bairro Ana Maria do Couto, localizada na rua Mitsuo Daima, 533.