Em busca de independência, idosos conhecem vila que terá 40 apartamentos
Edital de seleção foi lançado nesta quarta-feira em cerimônia oficial, mas inscrições só iniciam amanhã
A população de baixa renda com mais de 60 anos poderá concorrer a um dos 40 apartamentos do Condomínio da Melhor Idade, também conhecido como Vila dos Idosos, cuja construção tem previsão de conclusão em setembro. O lançamento do edital aconteceu nesta quarta-feira (3) e contou com a presença de políticos, secretários e idosos interessados.
O prédio, localizado na esquina das ruas Fernando Corrêa da Costa e Fábio Zahran, próximo ao Horto Florestal, será o primeiro empreendimento em Campo Grande construído para locação social. A vila será batizada de “Marilda Torres de Deus”, em homenagem à irmã do vereador Valdir Gomes (PP), um dos idealizadores do projeto.
O secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ednei Marcelo Miglioli, informou que a construção do prédio deve ser concluída até o final de setembro. Já o diretor-adjunto da Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), Cláudio Marques, explicou que o processo de seleção será antecipado para agilizar a regularização dos moradores.
"É uma obra que está quase concluída. Mas a gente inicia esse processo de seleção porque precisamos ter as famílias beneficiadas na entrega das unidades, para não deixar apartamentos ociosos. Então, vamos fazer a seleção, triagem e processos individuais de cada beneficiário para que estejam preparados para receber", afirmou Cláudio Marques.
Os apartamentos, com 33,70m² cada, possuem sala integrada à cozinha, área de serviço e um quarto com banheiro, todos dentro das normas de acessibilidade. O condomínio contará com amplos corredores que permitem iluminação e ventilação natural, salas de apoio, escada de emergência e elevador para todos os andares. Além disso, áreas de sociabilização como sala multiuso, capela e espaço de convivência estarão disponíveis para os moradores.
O diretor-adjunto da Emha também mencionou que o prédio terá 10 salas destinadas a lojas. “Essas lojas serão alugadas para atender os novos moradores. Poderemos ter farmácia, lotérica ou algo nesse sentido”.
Durante a solenidade, a prefeita Adriane Lopes (PP) comentou que a Vila dos Idosos é um projeto pioneiro para Mato Grosso do Sul. “Os apartamentos são extremamente arejados e acessíveis. Tenho certeza que esse projeto piloto será um sucesso”.
Também presente durante o lançamento do edital, o vereador Valdir Gomes (PP), que chegou a propor um projeto de lei que dispõe sobre a Vila da Melhor Idade. Ele menciona que a construção desse prédio é uma conquista e trará independência para os idosos da Capital. “Em Campo Grande, a mais de 30 mil idosos que ainda não tem uma moradia, que moram com filho e com nora. E muitas vezes, ele gostaria de ter a sua independência, até porque tem vitalidade para isso”.
Independência - Durante o evento de lançamento do edital, muitos idosos compareceram e demonstraram um grande interesse em morar no condomínio. Uma delas é a aposentada Maria Helena Queiroz, de 66 anos, que vive de aluguel em uma vila no bairro Tiradentes.
"Vim saber como vai funcionar, pois sou sozinha e pago aluguel. Tenho filhos, mas eles são casados e têm a vida deles. Aqui também vamos conviver com outras pessoas, da mesma idade. É importante", comenta Maria Helena.
A aposentada Sônia Rodrigues, de 74 anos, também apontou que está interessada em um dos 40 apartamentos. Ela comentou sobre suas comorbidades, preocupação com o futuro e aponta que a VIla dos Idosos é um bom planejamento para o futuro.“Penso como vou estar daqui 3 ou 4 anos, quando não conseguir trabalhar mais, aí o aluguel ficará insustentável."
Já o aposentado e vendedor ambulante David Ferreira da Costa, de 72 anos, diz que ele e sua esposa, de 66 anos, pensam em viver juntos na vila. Ele explica que tem dois filhos e sua esposa mais dois, mas querem viver a vida deles independente dos filhos. "Hoje pagamos um aluguel de quase 800 reais, lá no Vivendas do Parque, que é muito longe dos comércios e das pessoas. Precisamos andar muito. Então, acho que aqui seria bacana por ser próximo de tudo e sairia do aluguel".
O aposentado Eugênio Camargo Lemes, de 64 anos, também esteve presente no evento e explica estar interessado na independência que a vila dará a seus moradores. Ele comenta que foi 'encostado por doença' e vive com a irmã mesmo tendo 4 filhos. "Quero ter meu cantinho, ter paz, dentro das minhas condições financeiras. Tenho meus filhos, mas eles têm suas famílias, não quero incomodar e quero ser mais independente".
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.