Em dia de Enem, Capital oferece esquema especial de transporte público
Prefeitura de Campo Grande implementará um reforço de 30% na frota, durante dias de prova
No primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, que acontece neste domingo (5), Campo Grande terá um esquema especial de transporte público para atender à demanda dos candidatos. Além disso, os candidatos terão direito ao passe gratuito nos dias de aplicação do exame.
Em um domingo comum, o sistema de transporte público da cidade opera com 113 veículos. No entanto, para garantir que os estudantes tenham fácil acesso aos locais de prova, a Prefeitura de Campo Grande implementará um reforço de 30% na frota.
Algumas linhas, como a 070, 080 e 081, funcionarão seguindo um plano funcional semelhante ao dos sábados, proporcionando uma maior flexibilidade de horários para os candidatos. A linha 072 opera de acordo com o plano funcional dos domingos e feriados.
Para facilitar o deslocamento dos candidatos até a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), um dos locais de prova, a linha 221 terá um veículo operando das 9h40 até as 19h, com uma breve parada de cinco minutos na instituição.
As linhas 222 e 474 seguirão o plano funcional dos dias de semana, como ocorre de segunda a sexta. Além disso, as demais linhas, incluindo a 070, 071, 072, 080, 085 e 087, contarão com veículos alongados, com mais de 13 metros de comprimento, para acomodar a demanda adicional.
Além do reforço na frota, o consórcio responsável pelo transporte público disponibilizará três veículos de reserva adicionais, além dos habituais. Equipes estarão de prontidão nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone, para atender eventuais necessidades dos passageiros.
É importante destacar que a gratuidade do passe será concedida nos dois dias de aplicação da prova, ou seja, nos dias 5 e 12 de novembro. O período de inscrições para o Enem já foi encerrado.
Para fazer uso do transporte público gratuito, o participante deve apresentar o cartão no validador dos ônibus, terminais ou estações Peg Fácil, garantindo um deslocamento tranquilo e acessível até os locais de prova.
Enem - Neste domingo (5), cerca de 47 mil candidatos de Mato Grosso do Sul irão realizar a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023. A primeira prova irá cobrar dos candidatos conteúdos relacionados a Ciências Humanas, Linguagens e códigos, e a prova de redação. A segunda etapa da Enem acontecerá no dia 12 de novembro.
O MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), realizará a aplicação das provas do Enem em 41 municípios de Mato Grosso do Sul, com 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação.
A abertura dos portões está marcada para as 11h (horário de MS), fechamento dos portões às 12h, também no horário de MS. A prova começa a ser aplicada às 12h30 e vai até as 18h. Já no segundo dia, o encerramento é 17h30, no horário de Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.