ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Em meia hora, Refis já tem 80 contribuintes para renegociar dívidas

Refis Natalino lançado pela prefeitura começou hoje (11) e segue até o dia 5 de dezembro

Leonardo Rocha e Fernanda Palheta | 11/11/2019 09:25
Central do IPTU em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Central do IPTU em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

No primeiro dia do “Refis Natalino” em Campo Grande já havia uma fila de contribuintes meia hora antes de começar o atendimento, na Central do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que fica na Paço Municipal. Em 30 minutos de trabalho, 81 pessoas foram atendidas. Muitos querem aproveitar o final do ano para quitar as dívidas.

Apesar da procura logo cedo, o movimento está tranquilo no local, com o atendimento durante até 3 minutos para cada cidadão. O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Pedo Pedrossian Neto, disse que a procura foi “considerável” para o primeiro dia e entende que este “recurso extra” terá um efeito positivo nas finanças do município.

“As pessoas querem quitar as dívidas agora, para virar o ano sem pendências. Aproveita o 13° salário para fazer estes pagamentos”, disse ele. Pedrossian citou que a última edição, feita entre agosto e setembro já teve bons resultados, com arrecadação de R$ 36,6 milhões. Agora a intenção é conseguir mais R$ 10 milhões. “Uma expectativa até conservadora”, ponderou o secretário.

Uma das novidades desta edição é que se poderá renegociar as dívidas referentes ao IPTU de 2019, que não estava à disposição na edição do meio do ano. Será uma oportunidade para regularizar a situação, já que ano que vem, em função do período eleitoral, não haverá abertura de Refis.

Administrador Henrique Paes da Silva, na Central do IPTU (Foto: Marcos Maluf)
Administrador Henrique Paes da Silva, na Central do IPTU (Foto: Marcos Maluf)

Contribuintes – O administrador Henrique Paes da Silva, de 57 anos, disse que vai aderir ao Refis para virar o ano sem dívidas. “Já tinha aproveitado a edição de agosto para renegociar meu IPTU de 2016 e 2017, agora vou conseguir descontos sobre a conta de 2018. Neste ano estou em dia”, adiantou ele.

Já o produtor Jovelino Resende, 31, disse que já comprou um imóvel que estava com IPTU atrasado, por isto agora está renegociando o débito. “Vou ver se consigo pagar à vista, até para conseguir um desconto maior e se livrar desta pendência”.

Com o recurso do 13° salário, a vendedora Jocilei Farias, 41, irá renegociar a dívida referente ao IPTU de 2014. “Quero resolver logo a situação, começar o ano sem problemas, para isto vou escolher a melhor opção”, destacou.

Opções – O Refis Natalino começou hoje (11) e vai seguir até o dia 5 de dezembro. As renegociações ocorrem em horário comercial, na Central do IPTU, que fica em anexo ao Paço Municipal, na Rua Arthur Jorge.

As dívidas que serão renegociadas são referentes a impostos municipais, entre eles IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços), assim como ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Móveis), com descontos em juros e multas, assim como parcelamento dos valores.

Para pagamento à vista, desconto de 90% da atualização monetária, juros de mora e multa, quando houver; parcelado ou reparcelado em até 6 vezes, remissão de 75%; no caso de parcelamento em até 12 vezes, desconto de 30%.

Nos siga no Google Notícias