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Capital

Em um mês de uso, carro tem pane elétrica e vai parar 6 vezes na manutenção

Cliente acionou o Procon para negociar troca do veículo, que apresenta defeitos constantemente, segundo relato

Idaicy Solano | 22/03/2023 13:41

Com apenas um mês de uso, o autônomo Ronivaldo Vanderlei dos Santos, 55 anos, reclama que carro apresenta vários defeitos e foi parar seis vezes na manutenção. O cliente comprou modelo da marca Citroen na concessionária Monza, na Avenida Coronel Antonino, em fevereiro de 2023, e acionou o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) para solicitar a troca do veículo após série de falhas. Nas últimas quatro semanas, foram trocados dois vidros, fechadura do porta-malas e tampa do tanque de combustível.

Ronivaldo relata que a série de problemas começou logo no primeiro dia de uso, quando o veículo voltou para a concessionária após apresentar problema na suspensão e na ignição. No dia seguinte, ao parar em posto para abastecer o carro e pegar estrada, a tampa do tanque de gasolina não quis abrir. Ronivaldo precisou voltar até a concessionária para que a peça fosse trocada.

Recentemente, durante compras em um supermercado, Ronivaldo relata que o carro teve pane elétrica. Ele acionou a concessionária, uma equipe de mecânicos foi até o local e o problema foi resolvido, mas orientou o cliente a retornar na empresa, pois o carro corria o risco de "apagar" novamente. “Quando fui dar partida, o carro não dava sinal nenhum, travou os vidros e as portas, atrás não abria o porta-malas".

Na sequência, o autônomo conta que o veículo passou a apresentar defeito para subir e descer o vidro da porta do motorista e do passageiro e na fechadura do porta-malas, então precisou voltar mais uma vez para a manutenção. “Uma hora ele funciona, outra hora não funciona, o vidro às vezes sobe, às vezes não sobe. Esses dias desliguei o carro, tirei a chave, e ele continuou ligado. Tentei dar partida e não consegui. Ele tem um problema sério de pane elétrica”.

Cansado de todo o transtorno, o autônomo solicitou a troca do carro com a montadora, que passou a solicitação para a concessionária, mas o gerente informou que o setor jurídico da empresa não havia autorizado, sob a justificativa de que o veículo tem garantia e a empresa está oferecendo assistência.

O cliente, por sua vez, não confia mais na segurança do veículo e teme que algum acidente possa ser causado em decorrência das inúmeras panes elétricas. “Eles vão maquiar o carro de novo e me entregar igual estão fazendo direto. Meu medo é uma hora eu estar viajando e o carro travar de uma vez. Eu não confio mais nesse carro, eu não quero mais ficar com esse carro”.

Ronivaldo acionou o Procon para tentar um acordo com a empresa e aguarda audiência que está prevista para ocorrer no dia 29 de maio de 2023.

Ao Campo Grande News, o gerente da concessionária garantiu que o cliente está recebendo assistência mecânica e reforça que a empresa está à disposição para atender todas as solicitações. "Por tratar-se de um veículo em garantia de fábrica por 3 anos, fizemos todos reparos solicitados por ele até o momento, sem custos".

A empresa também informou que a solicitação da troca, feita diretamente com a fábrica, não foi aceita porque todos os problemas relatados pelo cliente foram solucionados.

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