Empresa paga R$ 30 mil de indenização por danos ambientais
Além da indenização, a empresa ainda deverá plantar árvores para preencher cortina arbórea no entorno da sede
Empresa de reciclagem e coleta de entulhos de Campo Grande firmou acordo com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul para pagar R$ 30 mil em indenização por danos ambientais. A Ambiental Solutions, localizada na MS-040, área rural da cidade, estava armazenando resíduos perigosos em solo e expostos sob a ação de intempéries e a céu aberto.
Além da indenização, a empresa ainda deverá plantar árvores para preencher cortina arbórea no entorno da sede; retirar os resíduos, recuperar e isolar área degradada; respeitar a capacidade máxima operacional; armazenar os resíduos perigosos em local coberto e sob piso impermeabilizado.
Conforme a 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, do promotor Luiz Antônio Freitas de Almeida, foram quatro anos de investigação e a empresa ainda terá que demonstrar se houve contaminação da área e, caso tenha havido, realizar o adequado gerenciamento de áreas contaminadas.
Inicialmente, houve delação apócrifa, que mencionava que a empresa estaria aterrando amianto e outros produtos perigosos, o que não ficou provado.
O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado entre os proprietários da Ambiental Solutions e o promotor de justiça. Se descumprir qualquer cláusula do acordo, a empresa deverá pagar multa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.