Escola de Campo Grande abre portas para ação gratuita de saúde e mamografias
Serão atendidas mulheres que fizeram pré-agendamento, mas é possível aproveitar para marcar exame futuro
Esta sexta-feira (30) começou diferente em uma escola particular que fica na saída para Cuiabá, em Campo Grande. Além de receber o público habitual de alunos, professores e funcionários, ela abriu suas portas para uma ação de saúde gratuita para a população.
A ação foi organizada pelo USF Nova Bahia (Unidade de Saúde Familiar). Estão disponíveis, das 7h às 16h, vacinação contra a influenza e aferição de pressão arterial e glicemia. São realizados, ainda, mamografia e preventivo para as mulheres. O local é a Escola Alceu Viana e fica na Avenida Senhor do Bonfim, nº 655, Bairro Nova Bahia.
A maior movimentação nesta manhã é para os exames. A mamografia é realizada na carreta do Hospital do Amor, estacionada na frente da instituição, e o preventivo é feito em uma sala cedida.
Mamografias - Ao longo do dia, serão realizados 60 exames nas mamas entre mulheres de 40 e 69 anos.
As vagas acabaram, mas é possível conseguir ser atendida no local caso alguém não compareça no horário pré-agendado. Outra opção é aproveitar a ação na escola para agendar data futura para atendimento. É preciso levar RG, CPF e cartão do SUS.
A enfermeira do Hospital do Amor, Graziela Barbosa, convida as mulheres a aproveitarem a ação e pede para não faltarem o agendamento: "Viemos com a carreta para ficarmos mais próximos. Pedimos que venham, pois esses exames podem salvar vidas".
Envolveu unidades - A ação emprega materiais e profissionais de saúde de unidades de saúde da mesma região, a USF Nova Bahia, Mata do Jacinto e Estrela Dalva.
O coordenador da USF Nova Bahia, Filipe Herreira, explica que parte da equipe das unidades foi deslocada até o local, mas sem prejuízo para o atendimento nos bairros.
O enfoque é na vacinação contra a influenza. "Trouxemos 100 imunizantes e esperamos aplicar todos", disse o coordenador. Filipe também espera que a ação atraia mais mulheres para fazer exame preventivo, já que muitas deixam de procurá-lo anualmente.
Atendidas - A ideia da ação partiu de um professor. Diretora da escola, Francisca Viana da Silva afirma que é tradição da escola envolver a comunidade em projetos sociais e que pretende realizar a ação de saúde mais vezes.
A dona de casa Celia Carrilho, 57, gostou da iniciativa. Ela conseguiu colocar em dia o preventivo e mamografia. "Assim é bem cômodo pra gente, facilita bastante [buscar o atendimento através da carreta], porque em outros lugares que você vai, demora bastante", afirmou.
A cuidadora Odete dos Santos, 59, também foi fazer exame nas mamas. Ao ver os outros atendimentos disponíveis, aferiu a pressão, fez teste de glicemia por ser diabética e tomou vacina da gripe. "Eu ia fazer lá no hospital [a mamografia], mas já que veio até aqui, vou fazer aqui, mais prático. É interessante e importante a ação".
O telefone para conseguir mais informações sobre a ação é (67) 2020-1906.