ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Escola de Campo Grande abre portas para ação gratuita de saúde e mamografias

Serão atendidas mulheres que fizeram pré-agendamento, mas é possível aproveitar para marcar exame futuro

Cassia Modena e Idaicy Solano | 30/06/2023 10:05
Carreta onde momografias são realizadas está estacionada no local (Foto: Idaicy Solano)
Carreta onde momografias são realizadas está estacionada no local (Foto: Idaicy Solano)

Esta sexta-feira (30) começou diferente em uma escola particular que fica na saída para Cuiabá, em Campo Grande. Além de receber o público habitual de alunos, professores e funcionários, ela abriu suas portas para uma ação de saúde gratuita para a população.

A ação foi organizada pelo USF Nova Bahia (Unidade de Saúde Familiar). Estão disponíveis, das 7h às 16h, vacinação contra a influenza e aferição de pressão arterial e glicemia. São realizados, ainda, mamografia e preventivo para as mulheres. O local é a Escola Alceu Viana e fica na Avenida Senhor do Bonfim, nº 655, Bairro Nova Bahia.

A maior movimentação nesta manhã é para os exames. A mamografia é realizada na carreta do Hospital do Amor, estacionada na frente da instituição, e o preventivo é feito em uma sala cedida.

Mamografias - Ao longo do dia, serão realizados 60 exames nas mamas entre mulheres de 40 e 69 anos.

As vagas acabaram, mas é possível conseguir ser atendida no local caso alguém não compareça no horário pré-agendado. Outra opção é aproveitar a ação na escola para agendar data futura para atendimento. É preciso levar RG, CPF e cartão do SUS.

Graziela Barbosa coordena exames e faz agendamentos na carreta (Foto: Idaicy Solano)
Graziela Barbosa coordena exames e faz agendamentos na carreta (Foto: Idaicy Solano)

A enfermeira do Hospital do Amor, Graziela Barbosa, convida as mulheres a aproveitarem a ação e pede para não faltarem o agendamento: "Viemos com a carreta para ficarmos mais próximos. Pedimos que venham, pois esses exames podem salvar vidas".

Envolveu unidades - A ação emprega materiais e profissionais de saúde de unidades de saúde da mesma região, a USF Nova Bahia, Mata do Jacinto e Estrela Dalva.

O coordenador da USF Nova Bahia, Filipe Herreira, explica que parte da equipe das unidades foi deslocada até o local, mas sem prejuízo para o atendimento nos bairros.

O enfoque é na vacinação contra a influenza. "Trouxemos 100 imunizantes e esperamos aplicar todos", disse o coordenador. Filipe também espera que a ação atraia mais mulheres para fazer exame preventivo, já que muitas deixam de procurá-lo anualmente.

Atendidas - A ideia da ação partiu de um professor. Diretora da escola, Francisca Viana da Silva afirma que é tradição da escola envolver a comunidade em projetos sociais e que pretende realizar a ação de saúde mais vezes.

Celia colocou dois exames em dia (Foto: Idaicy Solano)
Celia colocou dois exames em dia (Foto: Idaicy Solano)

A dona de casa Celia Carrilho, 57, gostou da iniciativa. Ela conseguiu colocar em dia o preventivo e mamografia. "Assim é bem cômodo pra gente, facilita bastante [buscar o atendimento através da carreta], porque em outros lugares que você vai, demora bastante", afirmou.

Odete aproveitou quase todos os serviços disponíveis (Foto: Idaicy Solano)
Odete aproveitou quase todos os serviços disponíveis (Foto: Idaicy Solano)

A cuidadora Odete dos Santos, 59, também foi fazer exame nas mamas. Ao ver os outros atendimentos disponíveis, aferiu a pressão, fez teste de glicemia por ser diabética e tomou vacina da gripe. "Eu ia fazer lá no hospital [a mamografia], mas já que veio até aqui, vou fazer aqui, mais prático. É interessante e importante a ação".

O telefone para conseguir mais informações sobre a ação é (67) 2020-1906.

Nos siga no Google Notícias