Escolta de ministros com dezenas de policiais armados chama atenção em hotel
Ministros realizam plenária presencial do PPA (Plano Plurianual) Participativo neste sábado
Quem passa em frente ao hotel Novotel, nos altos da Avenida Mato Grosso em Campo Grande, percebe que há algo incomum com a presença de policiais com pistolas e armas de cano longo, além de uma ambulância. Não é operação policial e ninguém sendo socorrido. Eles trabalham na escolta dos ministros e sua comitiva, que visitam a cidade para realizar a plenária presencial do PPA (Plano Plurianual) Participativo, um meio de definir diretrizes e metas do Governo Federal para o uso do orçamento entre 2024 e 2027.
Os ministros de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; das Mulheres, Cida Gonçalves; e da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, deixaram o hotel há pouco e seguiram para o local do evento, o Teatro Glauce Rocha, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A plenária está prevista para começar às 10h. A comitiva tem 15 veículos. Simone e Márcio participaram de reunião do PT (Partido dos Trabalhadores) antes de sair do hotel, conforme o Núcleo de Comunicação da PRF.
Pelo menos 25 agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) uniformizados e à paisana ocuparam o hotel desde sexta-feira (16). Policiais federais também participam da escolta.
Muitos deles se concentraram na calçada e no estacionamento do hotel nesta manhã, e alguns saíram em motocicletas antes dos ministros. Eles são batedores que vão à frente da comitiva durante o deslocamento até o local do evento. Somente no estacionamento, havia pelo menos 5 policiais de uniforme e 15 de terno, no início da manhã.
Os policiais acompanham os ministros para fazer a segurança e a comitiva conta ainda com uma ambulância da PRF para atender os ministros, servidores e batedores, caso ocorra acidente.
Evento - Haverá transmissão ao vivo do evento no canal da Secretaria-Geral no YouTube. A população pode participar das discussões presencialmente e também pela plataforma digital Brasil Participativo.
As sugestões de prioridades para o governo federal devem ser enviadas de forma virtual até o dia 14 de julho. Ao todo, serão realizados 27 encontros nas unidades da federação.
Os estados das regiões Norte e Nordeste já foram visitados pelos ministros e concluíram as plenárias presenciais. Todas questionam "Que país você quer para os próximos 4 anos?".