ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Estudantes deixam abertura da Copa de lado para enfrentar 5 horas de Enem

Essa é a primeira vez em que a Copa do Mundo é realizada em novembro, mês em que coincidiu com o Enem

Izabela Cavalcanti, Karine Alencar e Geniffer Rafaela | 20/11/2022 12:01
Estudantes deixam abertura da Copa de lado para enfrentar 5 horas de Enem
Estudantes chegam no horário para fazer prova do Enem (Foto: Marcos Maluf)

Mesmo no dia da abertura da Copa do Mundo, estudantes não se importaram e preferiram até chegar mais cedo na Uniderp e na UCDB para conseguir fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa é a primeira vez em que a Copa é realizada em novembro, mês em que coincidiu com o Enem.

Na UCDB, Arthur King, de 18 anos, não vê muita diferença em ter Copa ou não. Essa é a segunda vez que ele está fazendo o Enem para tentar ingressar na faculdade de Medicina. “Não faz muita diferença para mim, porque não é o jogo do Brasil. É do Equador e ninguém liga”, disse.

Em relação à prova, Arthur está confiante. “Hoje estou na minha zona de conforto, que é exatas. Eu estudei nesse intervalo de uma prova e outra, e fiz alguns cursos intensivos para ajudar”.

Gabriel Nantes, de 17 anos, também não se importa com os dois eventos na mesma data. “Ter Copa ou não, não faz diferença, mas vou tentar fazer a prova rápido para conseguir assistir pelo menos um pedaço do jogo”, conta.

Estudantes deixam abertura da Copa de lado para enfrentar 5 horas de Enem
Estudantes na Universidade Católica Dom Bosco (Foto: Geniffer Rafaela)

No local, quatro pessoas chegaram atrasadas, mas nem desceram do carro. Outras dez pessoas chegaram faltando 1 minuto para fechar o portão e conseguiram entrar.

Já na Uniderp, a Vitória dos Santos, de 17 anos, diz que ficou chateada por isso. Ela até cogitou em assistir um pouco antes de sair de casa, mas desistiu para não chegar atrasada na prova.

“Estou bastante chateada, até tentei assistir um pouco antes de vir para cá, mas vou perder. Não deu tempo de ver muita coisa, mas fazer o que”, comenta.

Para o segundo dia de prova, Vitória está confiante. “Estou confiante na segunda etapa. O primeiro dia achei bem difícil, mas nesse segundo dia acho que vou me dar bem. Acho que o conteúdo não vai ser difícil”, comemora.

O estudante de medicina, João Gabriel Rodrigues, de 17 anos, ainda conseguiu assistir um pouco, mas preferiu deixar a abertura de lado para conseguir alcançar seu objetivo.

Ele faz o Enem para conseguir transferir o curso da Uniderp para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

“A Copa só acontece de 4 em 4 anos, aí aplica o Enem no dia da Copa. Estou chateado, mas pelo menos consegui assistir um pouco, porque moro aqui perto. Larguei e vim porque tinha que chegar cedo. Estou confiante para hoje”, destaca.

Daniel Augusto, de 17 anos, foi um dos que achou ruim a abertura da Copa cair no mesmo dia que o Enem, mas mesmo assim decidiu priorizar o horário.

Estudantes deixam abertura da Copa de lado para enfrentar 5 horas de Enem
Daniel diz que achou ruim a abertura no mesmo dia do Enem, mas preferiu priorizar o horário (Foto: Karine Alencar)

“Achei muito ruim o Enem no dia da abertura da Copa. Queria estar lá assistindo porque não é sempre que tem”. Mesmo assim, ele ainda preferiu chegar no horário para revisar o conteúdo.

Sobre a segunda etapa, ele diz não estar muito animado. “Achei o primeiro dia de prova muito fácil. Estou bem pouco confiante para hoje, porque não sou tão bom em exatas, sou melhor em humanas. Estou super nervoso”, completa.

Prova - Segundo o balanço divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos 43.590 inscritos em Mato Grosso do Sul, 30.424 participaram do primeiro dia de aplicação, ou seja, 30,21% faltaram. O resultado da segunda etapa ainda não foi divulgado.

Os participantes farão as provas de matemática e ciências da natureza, que engloba química, física e biologia.

Nos siga no Google Notícias