ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Evento infantil que quase abocanhou verba pública se confirma 100% gospel

Conselho de pastores que organiza o evento levaria R$ 40 mil da prefeitura sem licitação ou chamamento público

Por Jhefferson Gamarra e Geniffer Valeriano | 10/10/2023 16:52
Evento infantil que quase abocanhou verba pública se confirma 100% gospel
Apresentação de personagens na abertura do evento (Foto: Paulo Francis)

Nesta terça-feira (10), teve início a programação da Semana da Criança na Capital, realizada na Vila Morena, antiga cidade do Natal. O evento promovido pela Conselho de Pastores de Campo Grande quase “ganhou” R$ 40 mil da prefeitura, sem licitação.

Para repassar dinheiro à entidade evangélica, a prefeitura informou a dispensa de tornar pública a convocação de outros eventuais candidatos a promover o evento, alegando a impossibilidade de realizar a seleção oficial, uma vez que a entidade religiosa seria a única capaz de organizar as celebrações previstas, por ter “comprovada experiência na realização do evento objeto da parceria, dada sua notória expertise e experiência acumulada ao longo dos anos, especialmente no que diz respeito ao teor religioso do evento".

No entanto, 24 horas após a publicação do convênio, a prefeita Adriane Lopes (PP) cancelou o repasse. Líderes de outras religiões não foram convocados a se unirem ao trabalho de combate à violência contra crianças de Campo Grande. O chefe da Igreja Católica na Capital, dom Dimas Lara Barbosa, por exemplo, disse à reportagem que não recebeu convite e que no Conselho Presbiteral, “ninguém sabia dessa iniciativa”.

Hoje, na abertura do evento, como era previsto, as atrações são 100% voltadas ao público evangélico, grupo que faz parte da base de apoio da prefeita Adriane Lopes. A abertura do evento contou com uma oração que reuniu todos os presentes, seguida de uma apresentação de dança ao som da música "A alegria do Senhor é nossa força". Durante essa apresentação, todas as crianças e autoridades brincaram de estátua ao ritmo da música.

O evento também incluiu uma apresentação teatral que ensinou às crianças o conceito de pecado. Uma das frases destacadas na peça foi: "Pecado é tudo o que você vê, ouve, pensa, fala e não agrada o coração de Deus". A encenação envolvia uma criança contracenando com uma "doutora" que ensinava o que era pecado. O foco da peça era um coração sujo, que simbolizava o coração da criança que tinha pegado dinheiro escondido da mãe. A missão era deixar o coração limpo, ensinando que pedindo perdão e fazendo orações, o coração ficaria limpo e livre de pecados. Ao final, todos entoaram mais uma música gospel.

Evento infantil que quase abocanhou verba pública se confirma 100% gospel
Apresentação teatral para as crianças presentes (Foto: Paulo Francis)

Durante a apresentação teatral, as crianças estavam bastante agitadas e ansiosas para brincar, mas levaram um “puxão de orelha” da cerimonialista, que pediu atenção, afirmando: "Deus não gosta de crianças bagunçando, criança obediente agrada o coração de Deus."

Wilton Acosta, presidente do Conselho de Pastores de Mato Grosso do Sul, uma figura conhecida em eleições anteriores pelo partido Republicanos e um dos organizadores do evento, enfatizou a importância das parcerias entre a igreja e o município na defesa das crianças.

Evento infantil que quase abocanhou verba pública se confirma 100% gospel
Wilton Acosta, presidente do conselho de pastores, ao lado da prefeita Adriane Lopes (Foto: Paulo Francis)

"Estabelecer essas parcerias com o município, com as instituições, é uma maneira de as igrejas, do Conselho de Pastores, poderem participar de forma efetiva nessa luta, que é de todos nós. A defesa da criança não pode ter placa denominacional, não é uma luta religiosa, não pertence apenas ao aparato do Estado, a defesa da criança é uma responsabilidade coletiva de todos nós", disse.

Além das atividades religiosas, o evento também contou com um estande para matrículas em uma escola cristã particular da Igreja Aliançados, uma das mais luxuosas igrejas evangélicas da Capital, com uma das mensalidades mais caras entre as escolas particulares.

A diversão das crianças não foi esquecida, com apresentações de palhaços e a presença da personagem Faniquita, da turma do Smilinguido, que é popular entre os evangélicos. O evento também oferece brinquedos infláveis como cama elástica, trave de futebol, labirinto de cordas, parede de escalada, piscina de bolinhas, tobogã, castelinho e touro mecânico.

Em seu discurso, a prefeita Adriane Lopes parabenizou Wilton Acosta e o Conselho de Pastores pela iniciativa e agradeceu a todos os colaboradores presentes no evento. Ela destacou ainda o apoio das instituições e patrocinadores e reafirmou o compromisso da prefeitura em participar dessa causa.

Evento infantil que quase abocanhou verba pública se confirma 100% gospel
Criançada se divertindo nos brinquedos infláveis (Foto: Paulo Francis)

"Wilton, obrigada e conte conosco, vamos estar esses dias aqui na parceria e trazendo esse assunto que é de tamanha importância. Nós acreditamos no trabalho feito através da conscientização e do propósito que é diminuir os indicadores de violência na nossa capital. Conte conosco, obrigada pelo convite", discursou a prefeita.

Evento - A Semana da Criança em Campo Grande oferece seis dias repletos de atividades e diversão para crianças e famílias. Neste primeiro dia, o evento se estende até as 21h, enquanto nos dias 11 a 15, a programação inicia às 9h e termina às 21h.

Além dos brinquedos, a programação também inclui música, teatro, brincadeiras, palestras, oficinas e shows para todas as crianças. Oficinas infantis de música, teatro e brincadeiras, juntamente com workshops em defesa da criança, oferecem aprendizado e conscientização, não apenas para as crianças, mas também para pais, educadores e todos os responsáveis por crianças e adolescentes, visando a prevenção ao abuso e violência infantil.

Além das atividades planejadas para a semana, um evento especial no sábado (14) com o chá revelação do bebê Reninha, fruto do casamento do Sr. e Sra. Rena, que se tornaram icônicos na cidade durante as festividades de Natal do ano passado. Nesse mesmo dia, a votação para escolher o nome da Reninha será aberta nas redes sociais.

No local do evento, pontos de doação voluntária de brinquedos serão disponibilizados para crianças em situação de vulnerabilidade social durante as festividades do Natal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias