ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Fazenda em que gado morreu eletrocutado teve prejuízo de R$ 70 mil

Incidente aconteceu na madrugada da última sexta-feira (25) em propriedade localizada na zona rural

Viviane Oliveira | 30/11/2022 12:10


A Fazenda Chimarrão, localizada na zona rural de Campo Grande, onde 12 vacas morreram após a fiação elétrica se romper, teve prejuízo de cerca de R$ 70 mil. O incidente aconteceu na madrugada da última sexta-feira (25). Assista, acima, ao vídeo.

Segundo Juliana Zorzo, a propriedade rural pertence ao avô e a família já acionou a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, para possível ressarcimento. “A carne ficou esturricada, o fio era de alta tensão. Já foi encaminhado pedido de solução para a concessionária. Estamos aguardando o retorno”, afirmou.

Foi o capataz da fazenda que encontrou os animais mortos e registrou o fato em vídeo. "Olha aí que judiação, descascou o fio lá em cima do poste de luz e o gado encostou ali. Olha o tanto de vaca que matou, 12 criações. Vou nem chegar perto, perigoso estar passando choque”, disse o funcionário.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a carne de vaca que morreu eletrocutada não pode ser destinada ao consumo humano nem animal.

Orientação - A Energisa elaborou algumas orientações para garantir a segurança na área rural: Na ocorrência de um cabo se soltar, mesmo estando próximo de animais, não se aproxime ou tente intervir, pois apesar da rede possuir dispositivos para o desligamento da energia, apenas o profissional da empresa pode intervir e liberar a área em segurança; as faixas de servidão por onde passam as redes devem sempre permanecer limpas, sem nenhum tipo de plantio, para evitar contato acidental com a rede de energia.

É proibida a intervenção de terceiros em chaves da rede (conhecidos popularmente como bananas), pois além de oferecer risco para quem executa essa prática, ainda pode haver a desconfiguração da proteção da rede; qualquer situação de risco que envolva a rede, entre em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento.

Nos siga no Google Notícias