ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Feriado da Independência será de vacinação em três pontos da Capital

Campanha da poliomielite foi prorrogada por baixa adesão em Campo Grande

Gabrielle Tavares | 06/09/2022 18:14
Vacinação em público infantil está baixa em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Vacinação em público infantil está baixa em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai abrir três pontos de vacinação para quem quiser aproveitar o feriado de 7 de setembro para se vacinar contra a covid-19 ou Influenza. O plantão será das 7h30 às 17h, na UBS Dona Neta, USF Moreninha e UBS 26 de Agosto.

Além disso, serão aplicadas também as doses de reforço da vacina via oral contra a poliomielite. “As crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas indiscriminadamente, mesmo se tiverem recebido um ou mais reforço da vacina há pelo menos 30 dias”, explicou o secretário, José Mauro Filho.

A campanha foi prorrogada hoje (6) pelo Ministério da Saúde, devido à baixa adesão da população. Em Campo Grande, apenas 12,7% do público alvo contra poliomielite foi vacinado, o que corresponde a 7.290 crianças vacinadas.

“O país não registra casos novos de poliomielite há cerca de 30 anos, mas o vírus ainda é circulante em outros países, o que ainda é representa um risco à saúde pública”, explica.

 Covid-19 - A quarta dose (D4) da vacina contra o novo coronavírus está disponível para pessoas acima de 35 anos, imunossuprimidos maiores de 18 anos e trabalhadores da saúde. Para isso, o cidadão deve ter tomado a terceira dose (D3) há pelo menos quatro meses.

Adolescentes imunocomprometidos a partir de 12 anos e pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades podem receber a D3 caso tenham tomado a segunda dose (D2) há quatro meses, e os maiores de 18 anos imunocomprometidos, há pelo menos 28 dias.

E quem busca a segunda dose, deve observar as datas marcadas no cartão de imunização. No caso da primeira dose, a recomendação é se cadastrar no site da prefeitura.  Já aquele que tomou outras doses em outros municípios também precisa se cadastrar.

Nos siga no Google Notícias