Fonte de doenças, fezes de ratos se espalham por posto de saúde
Os excrementos estavam até na farmácia da unidade no Jardim Batistão
Fezes de rato foram encontradas na USF (Unidade de Saúde da Família) “Dr. Hélio Martins Coelho”, Jardim Batistão, na Rua Souto Maior, em Campo Grande. O registro foi feito na manhã desta quarta-feira (22).
Conforme o presidente do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande), Ângelo Macedo, o relato é de que as fezes estavam por toda a unidade, inclusive na farmácia, e de que o problema é recorrente.
Os excrementos de rato transmitem doenças, como hantavirose e salmonelose. O contato com as fezes do roedor ainda pode causar alergias e piorar quadros de problemas respiratórios.
A unidade funciona das 7h às 19h. A Unidade de Saúde de Família tem serviços de consulta, exames e vacinação. Os pacientes são dos bairros Jardim Batistão e Tijuca.
Nesta semana, vacinas armazenadas na USF Dr. Ademar Guedes de Souza, localizada no bairro Mata do Jacinto, estragaram após furto de fios no local.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a denúncia sobre a presença de possível infestação de fezes de rato na Unidade de Saúde da Família Jardim Batistão não procede, uma vez que, até o momento, não houve qualquer indício da presença desses animais na unidade.
"A Sesau também informa que a unidade já possui dedetização agendada para o dia 28 de janeiro, como parte das ações de rotina para manter a saúde e segurança dos usuários e servidores".
Matéria editada no dia 23 de janeiro para acréscimo de posicionamento da Sesau.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.