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Capital

Gerente de banco vai parar na delegacia por demora em atendimento

Segundo Procon, agência acumula reclamações e a maioria delas é pelo tempo de espera

Por Ana Paula Chuva e Geniffer Valeriano | 07/05/2024 13:47
Fiscal do Procon conversando com clientes dentro da agência após reclamação (Foto: Lucas Santana)
Fiscal do Procon conversando com clientes dentro da agência após reclamação (Foto: Lucas Santana)

Gerente do Banco Mercantil, localizada na Avenida Coronel Antonino, em Campo Grande, foi levado para a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) após clientes reclamarem da demora no atendimento nesta terça-feira (7). O responsável pela agência será ouvido e depois liberado, já que não está sendo preso.

A advogada Thais Almeida de Oliveira, 29 anos, contou à reportagem que estava na agência com uma cliente com bebê recém-nascido no colo, desde as 9h38, e só foi atendida por volta das 12h48, após a chegada da equipe da Polícia Civil. Mas, segundo ela, algumas pessoas aguardavam desde as 8h08 por atendimento.

“Acionei a Ordem dos Advogados, a Polícia Civil e o Procon. Vim acompanhando minha cliente que veio solicitar o auxílio-maternidade. Chegamos às 9h38, ela está com um bebê de 47 dias, e só fui atendida depois que a Decon chegou e solicitou que nós fossemos atendidas em até 10 minutos. Estão passando quem vai fazer empréstimo consignado na frente de todas as outras senhas”, disse Thais.

Assim como ela, outras pessoas chegaram cedo na agência e só foram receber atendimento depois da chegada da equipe policial. Vídeo enviado pelo canal Direto das Ruas mostra alguns clientes cobrando atendimento dos funcionários. Veja abaixo.

Veimar da Souza dos Santos, 67 anos, estava no local para resolver um depósito recebido em sua conta. O aposentado chegou na agência por volta das 9h54 e até às 13h não havia sido atendido. “Recebi um dinheiro a mais e queria saber se é o décimo terceiro. Estou aqui sem almoçar. Se for levar 30 minutos cada atendimento, vamos sair daqui só meia-noite”, reclamou o idoso.

Pela segunda vez tentando atendimento, Ivanildo Da Silva Santana, 45 anos, esperou três horas até ser chamado. “Vim semana passada e fiquei mais de 1 hora esperando. Não consegui atendimento. Hoje voltei e foram três horas. Fiquei esse tempo todo esperando para conseguir realizar o saque do auxílio-doença”, contou.

Ao Campo Grande News, a fiscal de relações de consumo do Procon (Secretaria Executiva para Orientação e Defesa do Consumidor) Fernanda Linhares explicou que foram acionados pelos clientes e estava realizando o auto de infração da agência. O gerente foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos já que o local acumula mais de 22 denúncias, a maioria por demora no atendimento.

"Aqui recebemos reclamações generalizadas. Quando chegamos estava bem caótico, havia mais de 100 clientes esperando e não havia uma ordem de senha para os atendimentos, então mesmo o público preferencial não estava tendo essa preferência", esclareceu Fernanda.

Em nota, o Banco Mercantil afirmou que investe na qualidade do atendimento e que eventualmente podem ocorrer picos de movimento, principalmente em dias de pagamento. Mas que realizou a contratação de dois novos agentes comerciais e um gerente para a agência da Avenida Coronel Antonino que devem começar ainda neste mês de maio.

"No caso da agência localizada na Avenida Coronel Antonino, houve um movimento atípico nesta terça-feira, em decorrência dos pagamentos realizados no início do mês, que coincidiram com o encaminhamento de novas contas pelo INSS", disse em nota.

Por fim, a instituição informa que está adotando várias ações para que os clientes possam acessar alguns serviços de forma remota. Quando a equipe chegou na agência, a Decon já havia levado o gerente para prestar depoimento.

Agência cheia de clientes que esperaram até 4 horas para atendimento (Foto: Lucas Santana)
Agência cheia de clientes que esperaram até 4 horas para atendimento (Foto: Lucas Santana)

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* Matéria editada às 15h25 para acréscimo de resposta.

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